Polícia detém 14 da mesma família por tráfico em MG
Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte
Quatorze pessoas de uma família, com idades entre 10 e 75 anos, foram detidas em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha (MG), suspeitas de tráfico de drogas, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira. A operação Cachorro Louco foi realizada no último domingo, após dois meses de investigações, e apreendeu cerca de 26 kg de maconha e 1 kg de crack.
Entre os detidos estão Maria da Silva, 75 anos, e um de seus netos, 10 anos, cuja função seria entregar as drogas encomendadas ao grupo. Também foram presos filhos, noras e sobrinhos de Maria. O chefe da quadrilha seria um dos filhos da idosa, Maurício Soares dos Santos. O outro filho, José Marcos da Silva, e também o marido dela já estavam presos por tráfico na cadeia pública da cidade.
De acordo com Alberto Tadeu Oliveira, delegado regional responsável pela operação, as drogas eram levadas de outros Estados e distribuídas na cidade. "Pedra Azul é uma cidade pequena, de 22 mil habitantes. Eles são conhecidos como a 'Família dos Mira', e já traficavam na região há anos, mas só agora conseguimos prender todos eles", explicou Oliveira.
Segundo a polícia, metade da droga apreendida já estava fragmentada e embalada para a venda. O produto seria suficiente para produzir 125 mil cigarros de maconha e 4,8 mil pedras de crack. De acordo com o delegado, além de responder por tráfico, a família vai responder por associação ao tráfico e também por corrupção de menores.
O menino foi ouvido pela Justiça e entregue para o Conselho Tutelar.