O secretário de Obras do Estado do Rio Grande do Sul, Luis Busato, apresentou nesta terça-feira obras do projeto mobilidade urbana para a região metropolitana de Porto Alegre, que devem reformular e integrar o sistema. A explanação foi feita a empresários da Comissão de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). Os investimentos são de aproximadamente R$ 5 bilhões para os próximos anos. Nesse bojo, estão incluídas as obras para a implantação do metrô e de duas linhas do aeromóvel em Canoas.
Muitos desses projetos devem ser contratados por Regime Diferenciado de Contratações (RCD), que, apesar de dar mais celeridade ao processo, tem provocado problemas em virtude dos projetos incompletos, que não contemplam ou identificam problemas que são encontrados no decorrer da obra. Por conta de dificuldades não detectadas incialmente, muitas empresas desistem dos empreendimentos e rescindam os contratos.
Ao ouvirem as exposições do secretário de Obras do Estado, que falou também de investimentos em barragens, presídios, escolas, saúde e transporte, os empresários levantaram os problemas que estão sendo enfrentados com a adoção da licitação feita por RDC, criado para dar mais celeridade às obras da Copa, mas que acabou sendo autorizado para outros tipos de investimentos.
Orçadas em aproximadamente R$ 560 milhões, as duas novas linhas do aeromóvel em Canoas, que terão recursos vindos do PAC da Mobilidade Urbana, ainda estão em processo quase que embrionário. Por esse motivo, ainda devem levar um tempo para sair do papel, mesmo com o aval da presidente, Dilma Rousseff, durante a inauguração da primeira linha do aeromóvel, que liga o aeroporto ao terminal da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb), no início deste mês.
O projeto foi apresentado na semana passada pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), no Ministério das Cidades. A meta é ligar os bairros Guajuviras e Mathias Velho, em um percurso de 12 quilômetros, na primeira utilização desse sistema para o transporte de massa, com previsão de atendimento de 180 mil pessoas.
No entanto, para o governo do Estado, a aposta é em uma reformulação do transporte metropolitano, com a construção de linhas exclusivas para ônibus, integração entre os sistemas de bilhetagem das diferentes empresas que prestam o serviço nas cidades da região metropolitana e integração com o metrô. No entanto, a formulação de um novo sistema ainda está em fase de discussão e estudo, e os primeiros passos só devem ser dados a partir de 2014.
O aeromóvel está finalmente pronto para sua estreia no Brasil. O veículo movido a ar representa um meio de transporte pioneiro, que combina eficiência e sustentabilidade, e foi totalmente desenvolvido no País
Foto: Daniel Favero / Terra
Há meses em fase de testes, o aeromóvel está deixando sua operação experimental e deve ser inaugurado em Porto Alegre (RS) em agosto, em cerimônia que deve contar com a presença de presidente Dilma Rousseff
Foto: Daniel Favero / Terra
O sistema automatizado cumpre sua primeira conexão ao longo de 814 metros em aproximadamente dois minutos: um trajeto curto, mas frequentemente congestionado
Foto: Guilherme Justino / Terra
O veículo conta com duas portas, que só abrem quando o aeromóvel está pronto para receber passageiros
Foto: Daniel Favero / Terra
O percurso inaugural funciona entre dois terminais, ligando a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha
Foto: Guilherme Justino / Terra
O movimento é feito sobre trilhos, com as rodas de aço do veículo. A propulsão é pneumática: feita através da força dos ventos a partir de um gerador localizado abaixo da estação
Foto: Guilherme Justino / Terra
Um comunicador instantâneo com o centro de controle garante uma ligação de emergência caso haja problemas
Foto: Guilherme Justino / Terra
As viagens, por enquanto, são feitas em caráter experimental. Tonéis fazem parte do teste como simulação de peso
Foto: Guilherme Justino / Terra
O primeiro aeromóvel do Brasil, o A100, tem capacidade para 150 passageiros e pesa cerca de 10 toneladas
Foto: Guilherme Justino / Terra
Outro veículo está sendo fabricado e deve chegar a Porto Alegre no final de setembro podendo receber 300 passageiros: o dobro da capacidade
Foto: Guilherme Justino / Terra
A Trensurb estima que o sistema irá atender a 7,7 mil passageiros por dia
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em seu trajeto, o aeromóvel passa bastante próximo do viaduto que leva à estação de trens, mas os responsáveis garantem que a segurança está garantida
Foto: Guilherme Justino / Terra
Além do centro de operações, dois contêineres com motores e sistemas de controle ficam abaixo do aeromóvel, com alternativas no caso de alguma falha
Foto: Daniel Favero / Terra
O projeto foi orçado em aproximadamente R$ 37,8 milhões e desenvolvido totalmente no Brasil. Um segundo aeromóvel, com o dobro da capacidade, deve começar a operar em 2014. Enquanto um funcionar, o outro fica estacionado em uma área recuada
Foto: Daniel Favero / Terra
Sidemar Francisco da Silva, gestor do projeto do aeromóvel, apresenta a sala onde se encontra o motor principal do sistema. Ali está o motor elétrico que gera energia para mover o ventilador
Foto: Daniel Favero / Terra
O GMP (Grupo Moto Propulsor) que move o veículo é composto de um motor elétrico e um ventilador industrial
Foto: Daniel Favero / Terra
O ventilador de alta rotação move o veículo através do deslocamento do ar
Foto: Daniel Favero / Terra
Há mais de um sistema de reserva que serve como forma de backup caso o aeromóvel apresente falhas. Uma subestação localizada no térreo da Estação Aeroporto conta com um painel de controle extra
Foto: Daniel Favero / Terra
O sistema é todo automatizado e, depois de configurado, funciona sem necessidade de ação humana - tudo supervisionado pelos técnicos
Foto: Daniel Favero / Terra
Todo o sistema que movimenta o aeromóvel é controlado por computadores, com opção de controle manual, caso haja necessidade. Durante as viagens, não há condutores a bordo
Foto: Daniel Favero / Terra
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Aeromóvel
VEÍCULO MOVIDO A AR TERÁ SUA ESTREIA EM PORTO ALEGRE. CONFIRA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Inauguração:
10 de agosto de 2013
Trajeto:
814 metros em via elevada entre o aeroporto Salgado Filho e a estação da Trensurb
Tarifa:
a passagem é gratuita para usuários do trensurb, que pagam R$ 1,70 pelo bilhete
Horário:
das 10h às 16h, durante 90 dias após a inauguração
Capacidade:
150 passageiros no primeiro veículo. O segundo aeromóvel, com o dobro da capacidade, deve chegar em setembro e começar a operar em 2014
Custo total:
R$ 37,8 milhões (recursos do governo federal)
A presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia de inauguração do primeiro aeromóvel do País
Foto: Ricardo Fabrello / Futura Press
O aeromóvel vai interligar o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação mais próxima de metrô com acesso ao centro de Porto Alegre
Foto: Ricardo Fabrello / Futura Press
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, também participou da inauguração
Foto: Ricardo Fabrello / Futura Press
As obras do aeromóvel foram iniciadas em agosto de 2011, e o sistema deveria ter sido inaugurado no primeiro semestre de 2013, mas ocorreram diversos atrasos na implantação da tecnologia