Por que o governo de SP adiou a 1ª mudança de secretaria para os Campos Elíseos
Mudança da pasta da Justiça inicia transferência da administração estadual para a região central; governo diz que cronograma geral não sofrerá alterações
A Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), órgão que iniciou em setembro do ano passado o projeto de transferência do governo estadual para os Campos Elíseos, região central, adiou a mudança completa de seus servidores. O prazo passou de março para dezembro deste ano.
O motivo são "adequações nos sistemas elétrico, hidráulico e de climatização" que serão feitas no edifício histórico, localizado na Avenida Rio Branco e que abrigava o Museu das Favelas. A pasta evita usar o termo "reforma" para as intervenções, que estão em fase de licitação.
De acordo com a União dos Movimentos de Moradia (UMM), o governo pretende retirar as famílias que vivem nas ocupações do centro, principalmente nas ruas Guaianases, Duque de Caxias, Moinho e não apresentou alternativa para famílias de baixa renda.
O governo, por sua vez, afirma que serão construídos 230 imóveis ao custo de R$ 500 milhões em indenizações ou projetos habitacionais. A proposta também prevê construir habitações de médio padrão e de interesse social no entorno do complexo administrativo.