Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PR: Cascavel prepara velório coletivo para vítimas de acidente aéreo em Vinhedo (SP)

Prefeito da cidade embarcou com destino a São Paulo neste domingo, 11, para uma reunião para definir o traslado dos corpos

11 ago 2024 - 12h18
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Queda de avião em Vinhedo
Queda de avião em Vinhedo
Foto: Eduardo Carmim/Getty Images

A Prefeitura de Cascavel, no Paraná, está preparando um velório coletivo para as vítimas do acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo, segundo o jornal O Globo. A cerimônia fúnebre deverá acontecer no Centro de Eventos, mas ainda não há uma data confirmada.

Segundo o jornal, assistentes sociais já estão em contato com os familiares das vítimas para organizar o velório e sepultamento. Ao menos 21 pessoas que morreram na queda do avião moravam em Cascavel. 

Na manhã deste domingo, 11, o prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos (PL), publicou um vídeo nas redes sociais antes de embarcar para São Paulo. Ele disse que terá uma reunião com o Instituto Médico Legal (IML) Central de São Paulo, onde estão os corpos das vítimas, para definir o traslado.

"Nós conseguimos por meio do governo de São Paulo, o governador Tarcísio [de Freitas], que falei com ele ontem, uma reunião para que a gente possa agora definir o formato do traslado, de que forma que vai acontecer isso, se eles vão liberar conforme vai identificando, se vão esperar eles liberarem uma quantidade maior de corpos para Cascavel e para outras cidades também", afirmou.

Paranhos ainda disse que fará uma visita ao hotel onde os familiares das vítimas estão hospedados na capital paulista para passar informações.

O Terra entrou em contato com a Prefeitura de Cascavel para mais detalhes sobre o velório coletivo e aguarda retorno.

No sábado, 10, o Governo do Estado de São Paulo informou que os 62 corpos das vítimas do acidente foram localizados e retirados dos destroços. Os corpos, 34 masculinos e 28 femininos, foram encaminhados para a unidade central do IML de São Paulo para a identificação e liberação das famílias. Até o momento, dois corpos foram identificados. 

O Corpo de Bombeiros concluiu os trabalhos em Vinhedo às 22h45. Os escombros permanecem no local sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Ainda conforme o Governo de São Paulo, até sábado, 26 famílias de vítimas do acidente foram acolhidas no auditório do Instituto Oscar Freire, em São Paulo. Eles foram orientados sobre a entrega de documentações médicas que possam auxiliar na identificação dos corpos, além da coleta de materiais biológicos para a realização de exames genéticos, quando necessário.

"As famílias de vítimas que residem em Cascavel, no Paraná, e na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e não quiserem se deslocar até a capital paulista, podem se apresentar aos núcleos de IML locais para a realização para o atendimento, entrega de documentação e coleta de material biológico", informou o governo.

Moradores registram momento da queda de avião que matou 61 no interior de SP:

Acidente aéreo

A aeronave da Voepass Linhas Aéreas caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde de sexta-feira, 9. O avião transportava 58 passageiros e 4 tripulantes. Ninguém sobreviveu. Confira a lista de passageiros divulgada pela empresa

A aeronave, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até 13h20.

"No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22".

Logo após o acidente, a Voepass Linhas Aéreas informou, por meio de nota, que ainda não há confirmação de como ocorreu o acidente. "A aeronave decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização de voo", afirmou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade