Praia no litoral de SP concorre a prêmio internacional; saiba qual é
Selo Bandeira Azul reconhece as áreas costeiras com melhor preservação ambiental e mais indicados para visitas no mundo
A Praia do Tombo, no Guarujá, foi selecionada pelo 15.º ano consecutivo para concorrer ao selo Bandeira Azul, certificação internacional que reconhece as áreas costeiras com melhor preservação ambiental e mais indicadas para visitas. A orla no litoral paulista é recordista da premiação na América do Sul, sempre cumprindo todos os requisitos.
Os juízes analisaram 38 critérios, como qualidade da água, serviços e educação ambiental. A certificação é oferecida pela ONG dinamarquesa Foundation for Enviromental Education (Fundação para a Educação Ambiental, em tradução livre).
Dos 56 concorrentes inscritos, foram selecionadas 38 praias e 11 marinas brasileiras. O Iate Clube de Santos, também no Guarujá, foi outro aprovado na fase nacional para renovar o selo pelo terceiro ano consecutivo.
"Premiações deste nível agigantam o reconhecimento de Guarujá como referência em turismo e sustentabilidade", declarou Ricardo de Sousa, secretário municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática, atribuindo o reconhecimento a investimentos em infraestrutura.
Nesse ano, o júri nacional do Bandeira Azul foi composto por membros de órgãos governamentais ligados ao turismo e meio ambiente, além de organizações da sociedade civil. Em setembro, o júri internacional da entidade vai decidir os vencedores. A cerimônia de entrega da premiação vai acontecer em Salvador, na Bahia, em 1.º de novembro.