Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prefeito baiano se exalta com PMs em briga por som alto: "Quem manda sou eu"

Renan Araújo Barros (PL), de Água Fria, se envolveu em confusão com agentes que aplicavam multa e apreendiam som automotivo

21 set 2022 - 17h35
(atualizado às 18h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Prefeito Renan Araújo Barros se envolveu em discussão com policiais militares por som alto
Prefeito Renan Araújo Barros se envolveu em discussão com policiais militares por som alto
Foto: Redes sociais / Reprodução

O prefeito da cidade baiana de Água Fria se envolveu em uma discussão com policiais militares por causa de som alto. Em imagens que circulam nas redes sociais, Renan Araújo Barros (PL), conhecido com Renan da Ziza, se exalta com agentes que aplicavam uma multa por som alto em um bar da cidade. 

"Quem manda nessa p*rra aqui sou eu. Eu mando aqui na cidade. Você pode ser polícia no inferno", gritou Renan para um dos policiais. O caso aconteceu no último sábado, 17. 

Acompanhado por clientes do estabelecimento, o prefeito criticou a ação da PM, que fazia a apreensão do som automotivo. "Eles se acham super homens, mas não são nada, deixa multar", disse o prefeito, antes de completar. "O alvará de som é nosso. Já tem oito dias que está autorizado o alvará de som". 

Renan da Ziza ainda tentou segurar a mão de um dos PMs, mas foi empurrado por outro agente. O som chegou a ser desligado, mas o prefeito reagiu: "Não, não, não, não abaixa o som, não".

Repúdio

Em nota, a Polícia Militar confirmou que o homem que aparece no vídeo é, de fato, o prefeito de Água Fria, e repudiou a atitude de Renan da Ziza. Para a corporação, se tratou de atitude "grave e desrespeitosa", que incorreu em "desacato aos policiais militares". 

"A corporação baiana enaltece a atitude e o equilíbrio emocional dos policiais militares, por se manterem firmes e coerentes, conforme preconiza a técnica da Polícia Militar, diante do comportamento destemperado do alcaide", apontou a PM. 

A corporação ainda destacou que adotou providências legais junto ao Ministério Público e à União dos Municípios da Bahia (UPB), para que "as consequências do ato sejam imediatamente deliberadas".

"A PMBA reafirma o seu compromisso com a população baiana na garantia das ações ostensivas e da preservação da ordem pública, e com a tropa, maior legado da instituição que honra a farda que veste e faz a diferença na sociedade", acrescenta a PM em nota. 

O que diz o prefeito

O prefeito Renan da Ziza se pronunciou sobre o caso por meio das redes sociais da prefeitura. Ele lamentou o ocorrido, mas alegou que se viu como "cidadão e homem de bem" no direito de defender um morador de Água Fria, que estava sendo "injustamente abordado". 

Veja abaixo o posicionamento do prefeito na íntegra.

"O prefeito Renan Barros lamenta o ocorrido do dia 17, do mês em curso, com a guarnição da polícia militar no município de Água Fria. 

Contudo, diante da situação que presenciou, se viu, como cidadão e homem de bem, no direito de defender um munícipe aguafriense que estava sendo injustamente abordado e tendo seu veículo multado, sem qualquer motivação para tanto, em nítido ato de abuso de autoridade (Lei n. 13.869/19). 

Como todos sabem, compete ao município regular e disciplinar as atividades desenvolvidas no seu território e, naquela localidade, não havia qualquer violação à legislação.

Não há que se falar em perturbação do sossego e da ordem pois não havia qualquer reclamação ou denúncia que tivesse motivado a atuação da guarnição da PM.

Apesar dos ânimos exaltados, o Prefeito manifesta seu respeito à instituição Polícia Militar e a reconhece a sua importância para a sociedade.

Jamais foi sua intenção desrespeitar qualquer dos agentes públicos envolvidos no fato. Porém, o Prefeito jamais será omisso na defesa dos direitos dos cidadãos aguafrienses."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade