PUBLICIDADE

Prefeito faz apelo após alagamentos e fortes chuvas em passagem de ciclone pelo RS: 'Saiam de suas casas'

Chuvas intensas atingiram o Rio Grande do Sul na noite de quinta, 15, e madrugada desta sexta-feira, 16

16 jun 2023 - 08h23
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Globo

Um ciclone extratropical se formou na madrugada desta sexta-feira, 16, no Rio Grande do Sul e provocou temporais, com fortes chuvas e ventania, e alagou diversas cidades do estado. Um alerta da Defesa Civil Estadual havia sido emitido na tarde de quinta, 15, avisando sobre a possibilidade de enchentes nos rios Caí e Sinos.

Devido a todo o transtorno, o prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, fez uma live em tom de alerta, pedindo para que os moradores deixassem as suas residências. “Eu vou pedir a todos que saiam de suas casas, está enxendo”, afirmou.

Prefeito faz apelo a moradores por passagem de ciclone no RS: 'Saiam de suas casas':

O chefe do Executivo do município ainda avisou que na região central ninguém mais está conseguindo sair, pois as ruas estão tomadas por água. “O centro da cidade nunca esteve assim”, reforça. 

“Bens materiais a gente recupera. Saiam, vamos agora pensar nas vidas. [...] Estou pedindo, implorando. Saiam para lugares mais altos, subam, não esperem mais. Depois não tem mais como”, diz ao avisar que não há equipes do Corpo de Bombeiros suficientes para atender a população.

Maquiné é uma das cidade mais atingidas, com acumulado de 254,6 mm, entre aproximadamente 4 horas do dia 15 e 4 horas de 16 de junho de 2023, conforme medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Chuvas intensas no Estado

Diversas cidades sofrem com os impactos do ciclone extratropical que atinge a região do Rio Grande do Sul. Além das fortes chuvas, ventos e enchentes provocaram o bloqueamento de estradas, falta de luz e até cancelamento de voos em vários locais. 

De acordo com o MetSul, ventos de 80 km/h a 100 km/h são esperados no litoral norte gaúcho com rajadas que podem ser superiores, o que agrava o potencial de danos. As áreas de maior risco são em Quintão, Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Osório, Palmares do Sul, Arroio do Sal, Torres, Terra de Areia e Três Cachoeiras.

Durante a madrugada, danos foram apontados pelas cidades da região, inclusive em Porto Alegre, na capital. No Twitter, o prefeito Sebastião Melo pediu para que as pessoas evitassem deslocamento. 

O governador Eduardo Leite (PSDB), também em sua conta no Twitter, afirmou que as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estão mobilizadas para dar apoio às comunidades mais afetadas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade