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Prefeitura anuncia novo processo para construção do metrô de Porto Alegre

Medida foi motivada pelo alto custo dos estudos apresentados na primeira Proposta de Manifestação de Interesse (PMI)

15 abr 2013 - 13h13
(atualizado às 13h19)
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A prefeitura de Porto Alegre (RS) anunciou nesta segunda-feira que abrirá nova Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para a construção do metrô da capital gaúcha. A medida se deve ao custo dos estudos apresentados na primeira PMI, que chegaram a R$ 9,5 bilhões, enquanto a prefeitura trabalha com um orçamento de R$ 3,085 bilhões.

Conheça o projeto do metrô de Porto Alegre

Dois estudos foram entregues no dia 7 de fevereiro. Um deles, da empresa espanhola Brusten P. M., foi desclassificado por não apresentar os itens mínimos previstos no edital. A outra proposta, do Consórcio Invepar/Odebrecht, foi analisada pelos técnicos da prefeitura e previa a construção do metrô pelo método Shield (conhecido no País como tatuzão). O método prevê a escavação profunda mecanizada. "Esta seria a opção que causaria menor impacto na mobilidade. Mas, pelo custo, se torna inviável. Por isso optamos pela construção do metrô no método cut and cover (corta e cobre)", afirmou o prefeito José Fortunati (PDT). Pelo sistema cut and cover, a escavação é mais rasa, a partir da superfície, causando mais impacto nas vias terrestres.

Quando anunciada, as obras do metrô estavam orçadas em R$ 2,4 bilhões. "Diante dessa diferença de valores, decidimos abrir nova PMI. A nova proposta aproveitará o estudo que já foi feito, no que diz respeito às integrações, tecnologias e orçará a construção do metrô pelo método cut and cover", argumentou o secretário de Gestão da prefeitura, Urbano Shimitt.

O secretário estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, garantiu o apoio do governo do Estado à escolha técnica feita pela prefeitura. "O governador Tarso Genro (PT) salientou que o governo do Estado apoia a decisão da administração municipal de abrir nova PMI para construção do metrô", disse.

As obras

O metrô de Porto Alegre está baseado em um modelo de integração com os sistemas de BRTs e com o Trensurb. Com extensão de 14,88 quilômetros, a Fase 1 de implantação do metrô terá 13 estações, distribuídas entre as proximidades da Esquina Democrática, no Centro, e a sede da Federação Das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na zona norte. O traçado seguirá pelas avenidas Borges de Medeiros (extensão Rua da Praia), Voluntários da Pátria, Farrapos, Cairú, Brasiliano de Moraes e Assis Brasil.

Com tecnologia baseada em um metrô leve com alimentação elétrica, estima-se que o transporte atenda diariamente 300 mil usuários, ampliando a oferta de transporte coletivo e estimulando a redução do uso do automóvel.

Fonte: Terra
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