Prejuízos milionários ao IPÊ-Saúde e planos privados: PC desvenda esquema de fraude em Serviços de Home Care
Operação False Care resulta em duas prisões, apreensão de veículos de luxo.
Na manhã da última quinta-feira (16/01), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou a Operação False Care, com o objetivo de combater crimes de falsidade ideológica, uso de documentos falsos e estelionato contra a administração pública. A operação culminou na prisão de duas pessoas e na apreensão de três veículos de luxo.
De acordo com o delegado Max Otto Ritter, as investigações apontam fraudes em pelo menos 10 processos judiciais envolvendo serviços de Home Care, em que orçamentos falsificados e documentos adulterados foram apresentados. Os crimes teriam lesado o IPÊ-Saúde e planos de saúde privados em diversas comarcas.
Com início há oito meses, a operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em Porto Alegre, atingindo residências e a sede da empresa investigada. Também foram confiscados bens de luxo, adquiridos com recursos provenientes das fraudes.
Auditores do Estado, em parceria com a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, estão avaliando os danos causados ao Tesouro Estadual. Segundo o delegado Ritter, os crimes não só geraram prejuízos financeiros significativos, mas também induziram autoridades judiciais e o Ministério Público ao erro.
Com a informação Polícia Civil.