Presos 13 integrantes de facção criminosa com base na Zona Norte de Porto Alegre
A Operação Golpe de Estado foi realizada pela Polícia Civil
Na manhã desta segunda-feira (23), a Polícia Civil deflagrou a Operação Golpe de Estado, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estabelecida na Zona Norte de Porto Alegre. Cerca de 200 policiais cumpriram 38 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Treze criminosos foram presos durante a operação, que também resultou na apreensão de carros, dinheiro e telefones celulares.
As investigações tiveram início no final do ano passado, quando um gerente do narcotráfico foi preso em flagrante com uma grande quantidade de armas, drogas e comprovantes de movimentação financeira proveniente da venda de entorpecentes. Durante as apurações, foi descoberta uma expressiva transação financeira na venda de drogas, movimentando cerca de R$ 1 milhão a cada dez dias, de acordo com informações da polícia.
Segundo a polícia, a facção criminosa teve origem no bairro Bom Jesus, na Zona Leste, mas posteriormente se estabeleceu no bairro Mario Quintana, na Zona Norte de Porto Alegre. O grupo adquire drogas diretamente de países produtores, como Paraguai, Bolívia e Peru, e as distribui em larga escala, não apenas na capital e Região Metropolitana, mas também para o interior do Estado. É importante destacar que os alvos da operação respondem conjuntamente por mais de cem homicídios, revelou a polícia.