PUBLICIDADE

Quando volta o calor em São Paulo? Veja previsão do tempo

Próximos dias serão marcados por tempo seco com manhãs frias e tardes de calor; tendência de elevação de temperatura se mantém em quase todo o País

2 jul 2024 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários

Após a onda de frio no fim de semana, as temperaturas tendem a se elevar gradativamente no Brasil nos próximos dias, na medida em que a massa de ar polar se afasta do País. Depois de uma manhã fria, quase todo o Sudeste terá dia ensolarado e de céu azul nesta terça-feira, 2.

Em São Paulo, termômetros registraram mínima de 12°C durante a manhã, mas a temperatura já começou a subir. A máxima esperada para a tarde é de 24°C, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

TQ SÃO PAULO 01.05.2024 METRÓPOLE Onda de calor em pleno Outono deixa termômetros batendo acima dos 30 graus na Avenida Paulista. FOTO Tiago Queiroz /Estadão
TQ SÃO PAULO 01.05.2024 METRÓPOLE Onda de calor em pleno Outono deixa termômetros batendo acima dos 30 graus na Avenida Paulista. FOTO Tiago Queiroz /Estadão
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

A tendência para os próximos dias deve ser parecida: madrugadas frias e calor à tarde. Análises meteorológicas ainda indicam tempo seco durante toda a primeira quinzena de julho, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, o ar seco deve predominar na maior parte do território nacional, impedindo a ocorrência de chuva.

A formação de nuvens carregadas só foi detectada no extremo Norte, onde ainda existe bastante umidade - algumas áreas do Amazonas, Pará e Roraima podem ter pancadas de chuva. Em todo o País, a tendência é de elevação das temperaturas, sobretudo à tarde.

Veja a previsão do tempo na cidade de SP pela agência Meteoblue

  • Terça-feira, 2: entre 11°C e 23°C;
  • Quarta-feira, 3: entre 11ºC e 25ºC
  • Quinta-feira, 4: entre 14ºC e 26ºC
  • Sexta-feira, 5: entre 13ºC e 26ºC;
  • Sábado, 6: entre 14°C e 24°C.

Capital paulista teve junho mais seco e quente em 63 anos

A cidade de São Paulo registrou, em 2024, o mês de junho mais quente e mais seco dos últimos 63 anos. Conforme o Inmet, não houve qualquer registro de precipitação na cidade ao longo dos 30 dias do mês.

Até então, o junho mais seco era o de 1984, que teve volume de 0,1 mm de chuva. Para o período, marcado pela transição da estação de outono para o inverno, já são esperadas poucas precipitações, mas o nível de seca apresentado foi bem acima das expectativas.

As temperaturas registradas ao longo do mês também ficaram acima do normal para junho. Enquanto a máxima média foi de 26,3°C (3,4°C acima do normal), a mínima média foi de 15,7°C (2,2°C acima do normal).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade