Quem é a médica de 26 anos que faleceu após usar esteira em academia?
Luciana Xavier Oliveira se formou em medicina na Faculdade de Medicina de Itajubá; ela realizava atendimentos em Sete Lagoas, Minas Gerais
A médica Luciana Xavier Oliveira, de 26 anos, sofreu um mal súbito enquanto usava a esteira de uma academia em Belo Horizonte na quarta-feira (14). Ela caiu do equipamento e perdeu a consciência ao bater a cabeça. Luciana não sobreviveu, mesmo após tentativas de socorro imediato.
Formada em medicina em 2021 pela Faculdade de Medicina de Itajubá, Luciana estava em plena especialização em oftalmologia na Santa Casa de Belo Horizonte. Além disso, ela atuava no Centro de Oftalmologia Radiologia e Imagem (Cori), em Sete Lagoas, onde prestava atendimento a diversos pacientes.
A médica estava se destacando em seu campo profissional, tendo participado de diversas pesquisas acadêmicas durante sua formação. Uma de suas publicações incluiu estudos sobre "Perspectivas imunoterapêuticas para a Covid-19".
Quem era a médica Luciana Xavier Oliveira?
Durante sua formação, Luciana Xavier Oliveira participou de várias pesquisas acadêmicas e eventos científicos. Em novembro do ano passado, palestrou no 42º Congresso do Hospital de São Geraldo, apresentando um estudo sobre "sarcoma granulocítico orbitário como primeira manifestação da leucemia mieloide aguda em criança, um relato de caso".
Luciana era filha de Kelcileia Oliveira, diretora da clínica Cori, onde também atendia. Nas redes sociais, a clínica lamentou a perda.
"Com perplexidade, nós, do Cori, informamos com profundo pesar, o falecimento de uma de nossas médicas, Doutora Luciana Xavier Oliveira, filha da Diretora da empresa, Kelcileia Oliveira. Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, deixamos as nossas mais sinceras condolências por esta inestimável perda e pelo gigantesco vazio que ocupa os nossos corações neste momento".
Ver essa foto no Instagram
Como prevenir mal súbito durante exercícios
A morte trágica de Luciana Xavier Oliveira durante a prática de exercícios físicos reforça a necessidade de medidas preventivas para evitar mal súbito. Especialistas recomendam a realização de check-ups regulares antes de iniciar qualquer atividade física, além de escutar o próprio corpo e interromper os exercícios ao sentir dores ou tonturas. Manter-se hidratado e realizar aquecimentos e alongamentos também são práticas essenciais para garantir a segurança durante os treinos.
Seguir essas recomendações pode reduzir significativamente os riscos de incidentes fatais ao se exercitar. No entanto, é crucial fazer uma avaliação médica antes de começar a praticar atividades físicas regulares.