Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem são as vítimas que morreram em queda de avião de pequeno porte na Grande SP

Empresários viajavam da capital ao interior do Estado para pescaria quando aeronave se acidentou em Rio Grande da Serra, na região metropolitana. Caso é investigado pela FAB

26 jan 2024 - 13h04
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários
O tempo estava chuvoso na região e havia pouca visibilidade na hora do acidente
O tempo estava chuvoso na região e havia pouca visibilidade na hora do acidente
Foto: Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo/Divulgação / Estadão

Os advogados e empresários Benedito Aparecido da Silva, de 59 anos, e Ricardo Falarini, de 60, morreram na queda de um avião nesta quinta-feira, 25, em Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo. Eles passariam o fim de semana pescando no Rio Paraná, em Presidente Epitácio, na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

Os dois eram aficionados pela pesca e Falarini exibia fotos com peixes, como o tucunaré, em sua rede social. Nos destroços do avião, foram encontrados apetrechos de pesca que eles usariam na viagem.

Conforme informações de funcionários do aeroporto de Presidente Venceslau, cidade vizinha a Presidente Epitácio, a aeronave deveria pousar no aeródromo local e ficaria no hangar de um amigo que os dois empresários costumavam utilizar em suas viagens.

Eles se hospedariam na cidade vizinha - Epitácio -, que fica às margens do Rio Paraná, que na região forma um grande lago devido à barragem da Hidrelétrica Sérgio Motta. A pesca do tucunaré é uma das principais atrações da cidade, considerada estância turística.

A distância da capital é superior a 600 quilômetros, mas o voo dos dois amigos duraria cerca de duas horas.

Falarini tinha negócios no ramo imobiliário. Em sua página no Facebook ele se apresentava como sócio-diretor da ML Negócios Imobiliários, localizada na região da Vila Prudente, em São Paulo.

Era também advogado atuante, com inúmeros processos em varas da capital e do interior, versando principalmente sobre direitos imobiliários. Ele e a esposa integravam o Rotary Club na capital - em 2017, ele assumiu a presidência do Rotary da Vila Alpina.

Silva era proprietário de uma rede de farmácias, em sociedade com a esposa. Ele era advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo (OAB-SP) desde 2002.

Conhecido como Bene Danita, o empresário foi candidato a deputado federal por São Paulo nas eleições de 2002 pelo partido Republicanos e ficou como suplente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em sua declaração de bens, ele registrou a posse de duas aeronaves Cessna.

Em suas páginas em redes sociais, a subseção de Vila Prudente da OAB paulista divulgou nota de pesar pelo falecimento dos advogados e de solidariedade com as famílias. Amigos e familiares das vítimas também manifestaram pesar nas redes sociais, lamentando a perda. O Rotary divulgou nota de pesar pela morte de Falarini.

Tempo ruim

A aeronave modelo PA24-260, ano 1970, com prefixo PT-DKA em que os dois amigos viajavam saiu do Campo de Marte, em São Paulo, e caiu por volta das 10 horas, em uma área de mata, no município de Rio Grande da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, na divisa com Ribeirão Pires. O tempo estava chuvoso na região e havia pouca visibilidade na hora do acidente.

À Polícia Civil, vizinhos relataram terem visto um avião de pequeno porte voando baixo e caindo, com estrondo, no terreno de uma chácara.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados e encontraram os ocupantes da aeronave sem vida. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Santo André. O avião ficou destruído.

Uma equipe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), esteve no local e realizou a perícia, que inclui coleta de dados, imagens e verificação dos danos sofridos pela aeronave na queda.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava em situação regular. A morte dos ocupantes do avião também é investigada em inquérito aberto pela Polícia Civil de Rio Grande da Serra.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade