Recém-nascido é encontrado abandonado dentro de lata de lixo no litoral de SP
Bebê sobreviveu após ser resgatado por um morador em situação de rua e levado até o Hospital de Bertioga (SP)
Um bebê recém-nascido foi encontrado abandonado dentro de uma lata de lixo na madrugada de segunda-feira, 3, em Bertioga, no litoral de São Paulo. O menino sobreviveu após ser resgatado por um morador em situação de rua e levado até o hospital. A Polícia Civil investiga o caso.
Segundo a Polícia informou ao Terra, uma funcionária do conselho tutelar compareceu à delegacia e relatou que foi notificada por um hospital que o recém-nascido havia sido abandonado na Praça Vicente Molinari.
Em entrevista à reportagem, o médico que atendeu o bebê na unidade hospitalar, Bruno Chehade Pereira, afirmou que o menino recebeu todos os cuidados necessários e está estável. "Mais ou menos por volta de 2h da manhã, um morador de área livre chegou na unidade com um embrulho na mão e entregou para o pessoal da recepção. Quando o pessoal abriu [o embrulho] tinha realmente um bebê lá dentro. Ele tinha acabado de nascer, estava com placenta e tudo", explicou o profissional.
De acordo com o médico, em seguida, a criança foi rapidamente encaminhada para o centro cirúrgico. "Nós examinamos ele, fizemos todos os protocolos e o bebê passa bem", afirmou Pereira.
Nas redes sociais, o profissional compartilhou uma foto ao lado da equipe médica que atuou no atendimento ao bebê, em que mostra todos emocionados pelo fato do menino ter sobrevivido: "É impossível não se emocionar em uma situação dessas, são momentos como esse que tornam essa profissão tão especial. Mais uma vida salva."
O caso foi registrado como exposição ou abandono de recém-nascido na Delegacia de Bertioga e segue sob investigação da Polícia Civil.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Bertioga informou que a equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e que o Ministério Público (MP) já foram acionados sobre o caso.
Agora, a pasta aguarda a determinação judicial para o acolhimento institucional, assim, logo que o bebê receber alta, será encaminhado para um abrigo.