Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Referência do candomblé, Mãe Stella de Oxóssi morre aos 93

Ialorixá estava internada em hospital de Santo Antônio de Jesus, a 180 km de Salvador, desde o dia 14 de dezembro

27 dez 2018 - 21h41
(atualizado às 21h59)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - Uma das mais importantes representantes do candomblé no Brasil, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi morreu aos 93 anos nesta quinta-feira, 27, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Nas redes sociais, políticos e artistas lamentaram o falecimento da líder religiosa.

Mãe Stella de Oxóssi havia sido internada de emergência no último dia 14, no Hospital Incar, a cerca de 180 quilômetros de Salvador, com quadro de infecção urinária e insuficiência renal. A morte foi constatada nesta tarde, segundo comunicado da unidade.

Mãe Stella de Oxóssi está à frente um tradicional terreiro de candomblé em Salvador
Mãe Stella de Oxóssi está à frente um tradicional terreiro de candomblé em Salvador
Foto: Reprodução YouTube Mãe Stella de Oxóssi / Estadão Conteúdo

"É com grande pesar que informamos que a paciente Maria Stella de Azevedo Santos, de 93 anos, devido a sepse de foco urinário, bem como insuficiência renal crônica associada a hipertensão arterial sistêmica, veio hoje a óbito às 16 horas", diz a nota de falecimento.

Nascida capital da Bahia, Mãe Stella de Oxóssi comandou o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Antes, se formou enfermeira sanitarista, profissão que exerceu por mais de 30 anos, estudou francês, piano e ioruba.

No Instagram, cantor Gilberto Gil publicou homenagem à ialorixá 
No Instagram, cantor Gilberto Gil publicou homenagem à ialorixá
Foto: Reprodução / Estadão Conteúdo

Órfã aos 6 anos, Stella foi criada por uma tia e na religião católica. Foi batizada, crismada e fez primeira comunhão. Aos 11 anos, no entanto, a mãe de criação levou-a a um terreiro e, dois anos depois, foi iniciada na "religião dos orixás", como preferia chamar o candomblé.

Em 2001, Mãe Stella de Oxóssi foi vencedora do Prêmio Multicultural Estadão. Em 2013, foi eleita e se tornou a titular da cadeira número 33 da Academia de Letras da Bahia - a primeira sacerdotisa de religião de matriz africana a ocupar o cargo. A ialorixá chegou a criar um canal no Youtube para divulgar a religião.

Ator Lázaro Ramos também relembrou encontro com Mãe Stella de Oxóssi
Ator Lázaro Ramos também relembrou encontro com Mãe Stella de Oxóssi
Foto: Reprodução / Estadão Conteúdo

Luto

No Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a morte de Mãe Stella de Oxóssi. "Referência de respeito e sabedoria, a yalorixá sempre nos orgulhou pela atuação firme contra a intolerância religiosa e o racismo", escreveu.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também prestou homenagem. "Uma Ialorixá querida por todos e que faz parte da cultura, da história e das tradições de nossa terra. Meus sentimentos à família e toda a minha gratidão pelo legado que Mãe Stella deixa para nós", postou.

O cantor Gilberto Gil e o ator Lázaro Ramos fizeram publicações no Instagram. "Descanse em paz e obrigado pelas bênçãos Mãe Stela", escreveu o ator.

Veja também:

Ivete Sangalo curte momento com filha e filma gêmea em seu colo: 'Que delícia':

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade