Reforço tático: 44 novos Policiais Penais concluem Curso de Intervenção Rápida na Cadeia Pública de Porto Alegre
Formação qualifica novos membros para reforçar segurança prisional no estado.
A Polícia Penal realizou a formatura de 44 novos operacionais do III Curso de Intervenção Rápida (CIR) nesta terça-feira (30/7) na Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA). Estes profissionais irão integrar os Grupos de Intervenção Rápida (GIRs) em sete diferentes regiões.
O curso, iniciado em 22 de julho, foi organizado pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e pelo Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), com uma carga horária de 120 horas. As instruções diárias incluíram temas como Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de Combate, uso da força e armamento, técnicas menos letais, extração, revista e direitos humanos.
A seleção para o CIR consistiu em testes de aptidão física, entrevistas psicológicas e direcionadas. Os GIRs são responsáveis por manter a ordem e a disciplina no sistema prisional de forma preventiva e repressiva.
O secretário Luiz Henrique Viana ressaltou a importância da contínua atualização da Polícia Penal. Na segunda-feira (29/7), os novos interventores participaram de uma operação no Complexo Prisional de Canoas, coordenada pelo Grupo de Ações Especiais (Gaes), realizando revistas em duas galerias.
Com a informação GovRS.