Resgate de galos em maus-tratos no RS: equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar age em denúncia anônima
A equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar resgatou 17 galos em situação de maus-tratos após receber uma denúncia anônima sobre uma rinha de galos no interior do município de Alegria. Os animais estavam presos em gaiolas insalubres, muitos com esporas cortadas e dedos dos pés mutilados. O responsável pelo crime ambiental foi autuado e os galos foram resgatados.
Após receber uma denúncia anônima, a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM) atuou prontamente para resgatar galos em situação de maus-tratos, em Alegria, no interior do município.
A denúncia alertava sobre a prática criminosa de rinha de galos em um local específico. Ao chegar no endereço, os policiais militares se depararam com gaiolas fechadas, galos usados em rinhas e até mesmo uma estrutura completa de rinha, conhecida como tambor (arena).
No momento da fiscalização, não havia pessoas presentes no local, apenas o morador. Os policiais identificaram 17 galos da raça indiano, geralmente usados em rinhas, confinados em gaiolas insalubres em um espaço fechado. Muitos dos galos apresentavam esporas cortadas e dedos dos pés mutilados. Além disso, alguns animais tinham as asas perfuradas para a colocação de presilhas de identificação.
Diante dessa evidente situação de crime ambiental, o responsável foi autuado e responderá legalmente pelos maus-tratos infligidos aos animais.
Os galos foram resgatados de acordo com um Termo de Apreensão, e o tambor utilizado como arena para rinhas foi apreendido e será destruído, eliminando assim a possibilidade de futuras práticas ilegais de rinha de galos no local.