Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rios transbordam e deixam parte de SP em estado de alerta

28 fev 2011 - 15h20
(atualizado às 22h44)
Compartilhar

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira provocou o transbordamento dos rios Aricanduva e Tietê. Com isso, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou as subprefeituras deAricanduva/Formosa, da Penha e de Itaquera em estado de alerta entre 17h14 e 19h45 e da Sé entre 17h55 e 21h. Já as subprefeituras da Mooca, de Vila Maria/Vila Guilherme, Santana, Casa Verde, Freguesia do Ó, Lapa e Marginal Tietê ficaram em alerta das 17h55 às 22h30. Desde as 14h35, estão em atenção as zonas norte e leste, e Marginal Tietê.

Alagamento interdita pista expressa da Marginal Tietê:

As instabilidades, que tiveram forte intensidade durante a tarde e o início da noite, diminuíram. O CGE registrava apenas precipitação fraca em boa parte das regiões por volta das 21h30. Na Grande São Paulo, ainda havia registro de chuvas moderadas entre os municípios de Cotia, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.

Ocorrências

Os bombeiros registraram o desabamento de um sobrado por volta das 18h na rua Ernani Pinto, na Vila Maria Alta. Ninguém se feriu. Outra residência desabou na rua Sebastião Arruda, Vila Mazzei, onde uma pessoa foi socorrida pela Defesa Civil. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Na rua Hitoshi Ishibashi, Vila Pierina, a corporação foi acionada para atender o desabamento de um barranco. Não foram registradas vítimas.

Segundo o SPTV, duas casas desabaram no Jardim Régias, região da cidade Dutra, zona sul de São Paulo. As duas residências foram construídas sobre um córrego e as casas vizinhas foram interditadas. Há 16 famílias que terão que sair do local. Não houve vítimas no acidente.

Transportes

As linhas 1, 2, 3 e 5 do Metrô de São Paulo operavam com redução de velocidade nos trechos abertos. O aeroporto de Congonhas fechou tanto para pousos como para decolagens das 13h49 às 14h02, das 16h47 às 17h03 e das 17h47 às 18h, quando voltou a funcionar normalmente. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, operava normalmente pelo visual. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), havia 78 km de congestionamentos na capital às 22h40, marca considerada acima da média para o horário.

Os bombeiros utilizavam botes para resgatar moradores ilhados ou presos em veículos. Apenas na região de Aricanduva, mais de 15 pessoas haviam sido resgatadas dessa maneira até as 18h. De acordo com os bombeiros, a corporação recebeu 136 ocorrências relativas à chuva através do telefone 193.

A concessionária Ecopistas informou que a rodovia Ayrton Senna tinha tráfego congestionado entre os kms 25 e 19 (região Guarulhos) e do km 15 ao 11 (região de São Paulo), sentido capital, por excesso de veículos. A rodovia Hélio Smidt, acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, apresentava trânsito lento no sentido aeroporto, também pelo elevado número de veículos.

Alagamentos

Segundo o CGE, havia 20 pontos de alagamentos ativos na capital às 22h30. Os intransitáveis eram:

- Avenida Embaixador Macedo Soares, com referência à rua Visconde de Nanique, sentido Ayrton Senna;
- Marginal Tietê, com referência à ponte Ulysses Guimarães, sentido Ayrton Senna;

- Rua Coronel Marques Ribeiro, com referência à rua Galatea, sentido bairro;

- Rua Adelino de Almeida Castilho, com referência à rua Aiama, sentido bairro;

- Rua Aiama, com referência à rua Melo Peixoto, sentido único;

- Avenida Conde de Frontin, com referência à rua Pinhalzinho, sentido bairro;

- Rua Melo Freire, com referência à rua Monte Serrat, sentido bairro;

- Avenida Morvan Dias de Figueiredo, com referência à rua Voluntários da Pátria, sentido Castello Branco;

- Marginal Tietê, com referência à ponte das Bandeiras, sentido Castello Branco;

Os maiores índices registrados pela rede telemétrica do Alto-Tietê até as 21h25 eram Cabuçu de Cima (Vila Galvão), 104,2 mm; Aricanduva (Foz), 91,4 mm; Aricanduva (Shopping), 84 mm; Prosperidade (São Caetano do Sul), 70,4 mm; e Belenzinho, 63 mm.

Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Lucas Falconi, Paulo Ishimaru, Wagner_Ale, Larissa Alves Smabinelli, Sonia Oliveira, Daniela Oliveira, Edgar Kage, Dedis, Rodrigo Nomoto, Eliane, Victor Gribauskas Jr, Cassio Leite, Eduardo Freitas, Julia Grunwald, Fernando Menezes, Paduardo e Marcelo Clementino, de São Paulo (SP), e bruhtoko, de São Bernardo do Campo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra