RJ: forças de segurança realizam operação no Alemão e na Penha; moradores relatam intenso tiroteio
Operação foi deflagrada nesta sexta-feira, 24, na Zona Norte do Rio de Janeiro
As forças de segurança do Rio de Janeiro realizam nesta sexta-feira, 24, uma operação nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da capital. Desde o fim da madrugada, moradores relatam intensos tiroteios na região. Até a última atualização desta matéria, um criminoso foi preso, evadido do sistema prisional. A operação continua em andamento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) informou ao Terra que um PM foi ferido e levado para o Hospital Getúlio Vargas. De acordo com a TV Globo, um homem também morreu após ser atingido por uma bala perdida do BRT da Penha.
Na comunidade da Fazendinha, os agentes estouraram um desmanche de veículos roubados e localizaram um imóvel com cerca de 1 tonelada de entorpecentes. As drogas foram apreendidas e serão periciadas, de acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ).
🚨07h51: Intenso tiroteio neste momento na localidade conhecida como Nova Brasília, no Complexo do Alemão. Moradores aguardam na entrada da comunidade para poder entrar. Policiais da CORE e da PM estão concentrados nesta região. Atenção, moradores! pic.twitter.com/CXMD4bS8xH
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) January 24, 2025
🚨AGORA: Polícia realiza megaoperação no Complexo do Alemão e na Penha, Zona Norte do Rio. Há relatos de intenso tiroteio. Blindados circulam pelas ruas e a PM utiliza um helicóptero pic.twitter.com/Q09hhH97fH
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) January 24, 2025
Segundo a PMERJ, a operação tem como objetivo controlar ações de criminosos e combater o roubo de veículos e cargas na região metropolitana.
Participam das ações as seguintes equipes:
- Comando de Operações Especiais (COE) - através do Bope, Batalhão de Choque, Batalhão de Ações com Cães e Grupamento Aeromóvel;
- Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom);
- Batalhão Tático de Motociclistas (BTM);
- 20 Batalhões de Áreas;
- Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE);
- Unidades da Polícia Civil: Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPE), Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC).
Cerca de 500 policiais, 12 veículos blindados e dois helicópteros foram mobilizados para a operação. Os agentes também estão usando equipamentos, operados pelo Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), para remoção de obstáculos das vias, como barricadas na entrada dos complexos.
O Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) também atua preventivamente com o emprego de uma ambulância blindada.
Repórter se assusta com tiroteios
Enquanto estava ao vivo na TV passando informações sobre a operação, a repórter da Globo Victória Henrique se assustou ao escutar os tiros vindos das comunidades alvos da ação. Ela estava em frente à Coordenadoria de Polícia Pacificadora, que fica próxima aos Complexos do Alemão e da Penha, quando foi surpreendida com o tiroteio.
"Neste momento, a gente ouviu muitos tiros. Até uma pessoa que estava atravessando a rua aqui tomou um susto, assim como eu. A gente está em um local seguro, mas faz parte aqui da região do Alemão, da Penha. O bairro está ali no entorno, então dá para escutar esse tiroteio", disse Victória.
No estúdio, o apresentador Roberto Kovalick se preocupou com a segurança da repórter: "A gente ouviu os tiros aqui também, ao vivo. Muito cuidado aí, Victória".