RS: Isolada após enchente, Arroio do Meio tem saqueamento de lojas e assassinato
Vários estabelecimentos comerciais foram saqueados na cidade, segundo jornal
Arroio do Meio é uma das cidades que sofrem com as enchentes no Rio Grande do Sul. Além de estar isolado após a queda de uma ponte e com rastros de destruição, o município enfrenta saqueamento de lojas e assassinato.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo reportagem do Gaúcha Zero Hora, que conseguiu acessar a cidade, uma pessoa foi morta a facadas na Rua Coberta, no Centro, próximo de onde a Defesa Civil desembarcava pessoas resgatadas com barco. Testemunhas relataram que a cena foi "absurda".
Em outro bairro, um homem também foi baleado e está internado em Lajeado (RS) depois de conseguir uma transferência por helicóptero.
Ainda conforme o jornal, vários estabelecimentos comerciais foram saqueados. Em um bazar, somente as flores de plástico não foram levadas.
Em outra loja, duas motos de funcionárias foram furtadas. "Davam risada, diziam 'que moto forte'. Estouravam champanhe e tomavam banho", contou o motorista Darlei Berté, que ajudava na limpeza do estabelecimento.
"Onde a água não chegou, as pessoas saquearam", disse ainda o motorista.
Como a cidade está isolada desde a última quarta-feira, 1, a comida tem chegado aos poucos por helicópteros e por uma rota alternativa através de Colinas (RS).
O Terra solicitou mais informações sobre a situação de Arroio do Meio à Polícia Civil e aguarda retorno.
Tragédia no Rio Grande do Sul
O Governo do Rio Grande do Sul atualizou os números em relação à tragédia que afeta o estado devido aos temporais e à enchente do rio Guaíba. Às 9h desta segunda-feira, 6, foram confirmadas 83 mortes – 4 sob investigação – e 111 desaparecidos.
No total, já são 850.422 afetados pela tragédia. Além disso, foram contabilizados 345 municípios afetados, 19.368 pessoas em abrigos, 121.957 desalojados e 276 feridos.
Os boletins são divulgados ao menos três vezes ao dia, e a Defesa Civil do RS atua no resgate de pessoas ilhadas e feridas, junto de outras autoridades do estado.
A força-integrada de resgate às vítimas das enchentes recebeu reforços neste domingo, 5. Segundo o Estado, foi duplicada a quantidade de embarcações utilizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, chegando a 257 veículos. A frota das forças de segurança também recebeu mais 526 viaturas. Por fim, o efetivo na linha de frente foi ampliado, contando com 4.991 militares e civis.
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul (https://sosenchentes.rs.gov.br/)