RS: polícia apura envenenamento criminoso de 30 cães e gatos
Animais morreram após ingerirem pedaços de linguiça contaminados com substância tóxica
A Polícia Civil de Cachoeira do Sul, na região Central do Rio Grande do Sul, investiga a morte por envenenamento criminoso de aproximadamente 30 cães e gatos. Os animais foram encontrados já sem vida na manhã da quarta-feira (05), no bairro Promorar. Até mesmo um pássaro silvestre entrou em contato com a substância venenosa e acabou morrendo.
Ainda não há pistas para o autor do crime. Câmeras de segurança, no entanto, flagraram um homem em uma motocicleta distribuindo pedaços de linguiça para os animais, que convulsionaram e vieram a óbito logo após a ingestão. Relatos de testemunhas corroboram a versão de que um suspeito teria deixado os alimentos em via pública ainda durante o período da noite. Um veterinário ligado à prefeitura municipal da cidade confirmou que a causa da morte foi mesmo envenenamento.
Amostras dos pedaços de carne supostamente contaminados foram encaminhados para análise, a fim de que se descubra o tipo de composto usado para matar os cães e gatos. Os maus tratos contra animais são passíveis de punição através da Lei 9.605/98, que prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem os praticar. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.