Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sabesp: chuva deste domingo não atingiu o Sistema Cantareira

19 mai 2014 - 15h02
(atualizado às 15h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Um dia depois da chuva de granizo que atingiu São Paulo, gelo ainda encobria ruas no bairro da Aclimação
Um dia depois da chuva de granizo que atingiu São Paulo, gelo ainda encobria ruas no bairro da Aclimação
Foto: Bruno Santos / Terra

A tempestade que atingiu a cidade de São Paulo neste domingo, provocando o acúmulo de granizo em boa parte da cidade, não atingiu a região que abastece o Sistema Cantareira, na Grande São Paulo. Segundo a Sabesp, o nível no sistema, nesta segunda, era de 26,3 %, abaixo dos 26,7% registrado na última sexta-feira.

O Sistema Cantareira opera em nível crítico, mas teve a situação amenizada após o início do bombeamento das águas do volume morto, que fica abaixo da área de captação, na última quinta. Antes da utilização do volume morto, a represa registrava 8,2% de sua capacidade.

A Sabesp não soube informar o acumulado de chuva que atingiu a região da Cantareira em maio.

Chuva e gelo

Ruas no bairro da Aclimação, na zona sul de São Paulo, amanheceram cobertas de gelo nesta segunda-feira, um dia após a chuva de granizo que atingiu pontos da capital paulista. Muitos aproveitaram a paisagem para construir bonecos, tirar fotografias e se divertir. Foi o caso da família Salvatore, que mora na vila Mariana. "O meu marido viu na televisão falando que estava com gelo acumulado e, como é muito perto de onde moramos, levamos as crianças porque elas nunca tinham visto gelo ou neve", contou a administradora de empresas Ana Salvatore.

O temporal chegou a deixar a capital paulista em estado de atenção no domingo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), houve registro de queda de granizo nos bairros do Butantã, Morumbi, Campo Belo, Mooca, Vila Matilde e no centro da cidade, na rua da Consolação. 

Devido ao granizo, as temperaturas despencaram de 25°C em média, por volta das 15h, para apenas 16°C às 17h30. Ainda de acordo com o CGE, o temporal foi causado por áreas de instabilidade que se deslocaram da região de Sorocaba para a Grande São Paulo. Houve rajada de vento no aeroporto internacional em Guarulhos, de 48 km/h às 17h20. Na região do Mirante de Santana, na zona norte, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou ventos de até 44,6 km/h.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade