Saiba quem é Sônia da Rosa, ex-secretária de Porto Alegre presa nesta terça-feira (23)
Deflagrada na manhã desta terça-feira (23), a Operação Capa Dura realizou a prisão de quatro pessoas
Deflagrada na manhã desta terça-feira (23), a Operação Capa Dura realizou a prisão de quatro pessoas. Uma das detidas, conforme apurado por GZH, é Sônia da Rosa, ex-secretária de Educação de Porto Alegre.
Antes de assumir o cargo na capital, Sônia foi secretária municipal em Canoas. Natural de Porto Alegre, é formada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação.
Professora há mais de 30 anos, atuou também como diretora no Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e como coordenadora regional de Educação na 27ª CRE da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul.
Sônia acumula experiência também como Diretora Pedagógica da SEDUC/RS RS e como Coordenadora Estadual de Currículo do Programa Federal PróBNCC/MEC.
A ex-secretária deixou o cargo em junho de 2023, durante investigação sobre compras de livros com suposto benefício para um mesmo grupo econômico. Além, disto, também é investigado o acúmulo de materiais escolares em galpões, sob péssimas condições de conservação.
O inquérito apura suspeitas de fraudes em licitações e associação criminosa. Ao todo, a prefeitura de Porto Alegre comprou 544 mil livros ao custo de R$ 34 milhões.
Por lei, as prisões temporárias tem duração de cinco dias. Neste período, a ex-secretária deve ser interrogada e encaminhada ao sistema prisional.