São Sebastião, em SP, decreta calamidade pública devido às chuvas e cancela carnaval
Desabamento de casas deixou pessoas desabrigadas na cidade, de acordo com a prefeitura; foi registrado chuva de 600 milímetros em 24 horas
A Prefeitura de São Sebastião, no litoral de São Paulo, decretou estado de calamidade pública neste domingo, 1, após chuvas constantes causarem estragos na cidade. Conforme comunicado, casas desabaram, pessoas estão desabrigadas e toda a programação do carnaval para o dia foi cancelada.
A cidade está com diversos pontos de alagamentos, deslizamentos e desabamentos devido às chuvas. Além disso, o acesso à cidade também está bloqueado em vários pontos devido a queda de barreiras e encostas dos morros.
O jornalista Roberto Kovalick, da Globo, chegou a compartilhar nas redes que estava ilhado por causa do temporal em Juquehy.
Conforme divulgado pela Defesa Civil, o volume registrado de chuva nas últimas 24 horas foi de 600 milímetros. Escolas foram abertas e as equipes do Fundo Social de Solidariedade estão recebendo materiais de limpeza, água potável e outros itens para auxiliar os desabrigados.
— PrefSãoSebá (@prefsaoseba) February 19, 2023
Carnaval cancelado
Devido às chuvas, estragos na cidade e à operação de reparação de danos, toda a programação de carnaval no município que estava previsto para este domingo, 19, foi cancelada.