Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SC: governador deve decretar situação de emergência por nova enchente

22 set 2013 - 16h40
(atualizado às 16h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Um sistema de plantão foi montado na sede da Defesa Civil catarinense
Um sistema de plantão foi montado na sede da Defesa Civil catarinense
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), informou neste domingo que deve decretar situação de emergência no Estado nas próximas horas, em decorrências das chuvas que atingem várias regiões há pelo menos três dias.

Confira a previsão do tempo na sua cidade
Saiba como se calcula a sensação térmica

A medida, segundo ele, seria uma forma de agilizar o atendimento às famílias de desalojados. “O decreto facilita a compra de alimentos e equipamentos para atender essas pessoas”, disse, na tarde deste domingo, na sede da Defesa Civil, em Florianópolis.

Colombo destacou que a nova enchente é considerada de “porte médio”, mas lembrou que o solo encharcado pode agravar as ocorrências. “O copo está cheio, e, se continuar a chover, o quadro deve se agravar ainda mais”, disse. “O risco maior é com as regiões do Vale e Alto Vale do Itajaí, principalmente em relação às cidades de Rio do Sul e Blumenau”, explicou.

Uma sistema de plantão foi montado na sede da Defesa Civil catarinense. O secretário adjunto, Rodrigo Antonio Ferreira Foster Soares Moratelli, declarou que o nível dos rios pode chegar aos 11 metros em Blumenau. “Nossa maior preocupação é com o que pode ocorrer na noite deste domingo. Há a previsão de elevação do nível dos rios que, aliada à maré alta prevista para hoje, deve causar transtornos e dificultar o escoamento dessa água”, afirmou. “Alagamentos deverão ocorrer em Rio do Sul, Blumenau, Joinville e Itajaí, este último local em decorrência da maré alta.”

De acordo com os últimos dados divulgados, já são 5 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas no Estado. Em Blumenau, o nível do rio Itajaí Açu passou dos 9 metros por volta das 15h. Em 2011, na última grande enchente registrada na cidade, o volume chegou aos 12 metros. Pela previsão local, cerca de 200 ruas serão alagadas durante a noite.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade