Segunda fase da Operação Extorsor prende agiotas que extorquiam moradores em Canoas
Polícia Civil realiza operação para prender criminosos que praticavam extorsão violenta no bairro Mathias Velho
Nesta quinta-feira (20), a Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação Extorsor para prender agiotas envolvidos em extorsão violenta contra moradores de Canoas, principalmente no bairro Mathias Velho.
Foram cumpridos 25 mandados judiciais em Canoas, Porto Alegre e Novo Hamburgo. Seis criminosos foram presos temporariamente, e outro foi detido em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Durante a operação, dois veículos de luxo, um Honda Civic e uma BMW X6, utilizados para a prática das extorsões, foram apreendidos.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos enviavam mensagens às vítimas contendo graves ameaças, depredavam patrimônios e efetuavam disparos de armas de fogo contra residências. Essas ações violentas eram realizadas mesmo em situações em que as dívidas não existiam mais ou já haviam sido pagas.
As investigações revelaram que a origem das extorsões estava relacionada à contratação de empréstimos com agiotas. Após receberem valores muito acima do contratado, os agiotas repassavam a dívida inexistente para membros dos grupos de cobrança violenta, que passavam a exigir dinheiro das vítimas.
As vítimas eram alvo de tortura psicológica, e algumas delas chegaram a tentar suicídio, mas foram socorridas por familiares. A operação teve como objetivo combater essa modalidade de crime na região, identificando e prendendo os agiotas responsáveis pelas extorsões violentas.