Sem alarde, Tatuzão volta a operar na Linha 4 do metrô do RJ
Na calada da noite e sem anúncio oficial, o Tatuzão, equipamento que escava o túnel por onde vai passar o metro da linha 4, voltou a funcionar nesta madrugada. "Em ritmo lento, com toda segurança, queremos chegar à Praça Nossa Senhora da Paz em dezembro", disse o secretário da Casa Civil, Leonardo Spindola ao Terra após a solenidade de detonação que marcou a abertura do túnel que liga a Gávea a São Conrado.
O anúncio, porém, não foi sequer mencionado pelo governador Luiz Fernando Pezão, que apertou o botão da detonação. O Tatuzão volta, em teoria, a trabalhar próximo à rua Barão da Torre, onde parou no mês de maio depois de parte do terreno da calçada ceder e vários apartamentos racharem.
A primeira data marcada para o retorno da máquina ao trabalho foi julho, depois foi adiada para agosto e, em seguida, para setembro. Já estamos em novembro e só agora o Tatuzão voltou, e sem anúncio oficial. A obra tem que se entregue no primeiro semestre de 2016, já que faz parte do projeto para os Jogos Olímpicos de 2016.
O Terra consultou moradores da região de Ipanema e, segundo eles, algumas rachaduras continuam aparecendo e assustando. Eles dizem que só dormem porque sabem que o Tatuzão seguia parado.
O discurso do governador Pezão é de ampliação da linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes, utilizando a linha que está sendo construída pela prefeitura para que ônibus do BRT faça a ligação da estação da Barra até o terminal Alvorada, também na Barra. O prefeito Eduardo Paes, porém, disse que não se pode falar do assunto sem antes ter um projeto.