"Sem condições de falar", lamenta pai de piloto após desaparecimento de avião no PR
Força Aérea Brasileira foi acionada para participar das buscas; governo do Estado confirmou que dois servidores estavam na aeronave
O pai de Jonas Borges Julião, piloto do avião monomotor que desapareceu na região da Serra do Mar do Paraná na segunda-feira, 3, expressou a angústia que a família está enfrentando em relação ao caso. "A gente não sabe de nada oficial por enquanto. Estamos sem condições de falar", disse Cicero Julião para jornalistas.
O avião decolou de Umuarama, localizada no noroeste do Estado, com destino a Paranaguá, no litoral, porém, não há informações sobre a queda da aeronave.
O governo do Paraná confirmou que os 2 passageiros são servidores, mas não divulgou os nomes nem os cargos ocupados por eles.
Assim que foram informados de que a aeronave havia se desviado da rota e não alcançado o destino previsto, as autoridades do governo informaram que deram início às operações de busca em colaboração com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), contando com o apoio de helicópteros do BPMOA e da Casa Militar.
No entanto, até o momento, não houve sucesso na localização da aeronave.
Entenda o caso
Um avião de pequeno porte desapareceu na manhã desta segunda-feira, 3, próximo a Paranaguá, no Paraná. Dentro da aeronave estavam três passageiros - o piloto e dois servidores do Estado.
Segundo o portal local Catve, os ocupantes eram Heitor Guilherme Genowei Júnior e Felipe Furquim, ambos atuam como assessores da Casa Civil do Paraná.
O avião decolou por volta das 7h do município de Umuarama e deveria chegar ao destino às 10h24. Porém, o último registro da aeronave no radar foi às 10h14, na região de Limeira, em Guaratuba.
As buscas pelo avião estão sendo feitas pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ao Terra, a FAB afirmou que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) foi notificado do desaparecimento no início da tarde desta segunda.
Por volta das 16h30, o Salvaero enviou uma aeronave de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para atuar nas buscas, que devem se estender para a noite.
Até o momento, nem o governo do Estado nem o governador se pronunciaram sobre o desaparecimento em nenhum dos canais oficiais.
Buscas
As operações de busca pelo avião bimotor estão concentradas em uma região montanhosa coberta pela Mata Atlântica, situada entre os municípios de Guaratuba e Morretes, no litoral do estado do Paraná.
Segundo informações preliminares, os bombeiros relataram que a aeronave desapareceu dos radares por volta das 10h14min, nas proximidades da Serra da Prata, em Guaratuba, litoral paranaense.
As equipes de resgate contam com o auxílio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), vindo de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que se juntou às operações de busca.