Sem-teto ocupam hotel desativado que recebeu rainha em SP
Cerca de 150 sem-teto invadiram, na madrugada desta segunda-feira, o prédio do antigo Othon Palace, um dos mais luxuosos hotéis de São Paulo na segunda metade do século passado. Segundo informações da Polícia Militar, por volta de 1h30 o grupo chegou ao local, que já hospedou até a rainha Elizabeth II em sua passagem pelo Brasil em 1968.
Os novos ocupantes do prédio fazem parte do movimento Luta por Moradia Digna (LDM). No local, já se instalaram diversas famílias, contando inclusive com a presença de crianças. A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana foram acionadas, mas acompanham a movimentação sem nenhuma interferência.
“Você é trabalhador que paga aluguel caro. Junte-se a nós nesta luta: informações aqui”, diz uma das faixas penduradas no prédio, que fica na rua Libero Badaró, em frente ao prédio da prefeitura. Os ocupantes do Othon picharam a fachada do edifício com frases contra a Copa do Mundo e com pedidos de moradia e educação.
O Othon Palace Hotel foi um dos hotéis mais importantes da capital paulista por 54 anos, até fechar as portas definitivamente em 2008. Entre os hóspedes mais famosos, além da rainha do Reino Unido , recebeu no ano anterior o então príncipe Akihito, atual imperador do Japão.
Diante da decadência imposta pelos novos hotéis em regiões mais valorizadas de São Paulo, o Othon foi colocado à venda por R$ 25 milhões em 2008. Em 2011, a prefeitura chegou a estudar uma maneira de decretar o imóvel de utilidade pública, para que fosse ocupada por órgãos municipais, mas o prédio até hoje não foi desapropriado.
Colaborou com esta notícia o leitor Fernando Souza, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.