Site mostra origem de água consumida a partir de CEP em SP
Você sabe de qual reservatório vem a água que sai da torneira da sua casa ou de seu trabalho? Com a crise de abastecimento de água em São Paulo, cada vez mais ouvimos falar dos sistemas que abastecem a região metropolitana, como os sistemas Cantareira e Alto Tietê, que estão com níveis bem abaixo da média. De olho nesta nova realidade, o site “De onde vem a água” disponibiliza uma ferramenta por qual o consumidor da região metropolitana pode verificar a origem da água apenas digitando o CEP.
Após a consulta, aparece o reservatório de origem da água e a atual situação do sistema no dia da consulta. O Sistema Cantareira, por exemplo, aparece com alto nível de ameaça, abastecendo a região central de São Paulo, a zona norte, zona leste, parte da zona sul, além das cidades de Guarulhos, Osasco e parte do ABC.
Nesta quarta, o Cantareira atingiu 4,3% já contando o volume morto e, mais uma vez, alcançou o pior nível de sua história. Ainda na região metropolitana, o Alto Tietê chega a 9,9%; Guarapiranga a 45,3%; Alto Cotia a 32,1%; Sistema Rio Grande a 73,4% e Sistema Rio Claro a 52,1%.