Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP: casas condenadas pela chuva em Campinas são demolidas

13 jan 2011 - 14h22
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

A prefeitura e a Defesa Civil de Campinas, no interior de São Paulo, começaram a demolir as residências prejudicadas pelo excesso de chuvas registradas nas duas últimas semanas. No total, são 78 moradias condenadas e 6,8 mil pessoas ocupando áreas de risco de deslizamento ou transbordamento de rios e córregos. Cerca de 2,4 mil pessoas vivem em área de risco iminente.

A Defesa Civil e a prefeitura de Campinas começaram a demolição de 78 casas condenadas
A Defesa Civil e a prefeitura de Campinas começaram a demolição de 78 casas condenadas
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra

Na tarde de quarta-feira, foram retirados os ocupantes de sete casas construídas ao lado do córrego Santa Eudoxia, no Jardim Santa Eudoxia, que apresentavam rachaduras e perigo de desmoronamento. As pessoas foram encaminhadas para casas de parentes e abrigos da prefeitura. Todas as famílias receberão um auxilio moradia no valor de R$ 350 e constarão em ordem privilegiada na lista de distribuição de moradias populares.

No Beco do Mokarzel, ao lado do rio Atibaia, são 35 casas condenadas. No bairro Piracambaia, outras 30 residências estão em risco e, no Jardim Santa Eudoxia, mais 13 casas. "As vistorias vão continuar", disse o coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado, acrescentando que os números de casas condenadas podem subir já que as precipitações continuaram na manhã desta quinta feira.

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Assistência, 49 pessoas em um total de 16 famílias estão desabrigadas e estão sendo assistidas pela prefeitura. O secretário de Segurança e Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Carlos Henrique Pinto, e também o coordenador do recém criado gabinete de crise, que coordena as ações do poder público em auxílio às famílias de áreas de risco, disse que o objetivo dos trabalhos é o de prevenir situações que provoquem vítimas e perdas de vida. "Com as demolições, a intenção é evitar que as moradias voltem a ser ocupadas", disse.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra