SP: hospital de Guarulhos anuncia fechamento de maternidade
O Hospital Stella Maris de Guarulhos, na Grande São Paulo, anunciou que irá fechar a maternidade e a UTI Neo-Natal a partir da próxima sexta-feira. Segundo a administração da unidade, que é particular, “o crescente aumento da demanda por outras especialidades e o alto custo de manutenção gerado pela maternidade, determinaram uma readequação do atendimento”. Deixarão de ser atendidos pacientes que ingressam via Sistema Único de Saúde (SUS), convênios ou por consulta particular.
A estratégia do Stella Maris é similar à adotada pelo hospital Santa Catarina, na capital, que anunciou na última quinta-feira que iria desativar os serviços de maternidade. Segundo o Santa Catarina, o envelhecimento da população – que levou a uma procura maior por leitos para adultos – e a necessidade de revitalização da maternidade foram cruciais para a decisão.
No caso do Stella Maris, serão implantadas novas especialidades e outras áreas serão ampliadas, como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que deve ganhar sete novos leitos, sobretudo para atender a demanda de cardiologia cirúrgica.
O hospital divulgou uma nota anunciando o fechamento da maternidade e avisando aos pacientes, que deverão procurar outros hospitais já a partir da próxima semana.