Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP inicia retirada de água de volume morto do Cantareira

15 mai 2014 - 09h48
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Para tentar conter crise da água em São Paulo, Sabesp inicia retirada da água do chamado volume morto
Para tentar conter crise da água em São Paulo, Sabesp inicia retirada da água do chamado volume morto
Foto: Alan Morici / Terra

A  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), começou nesta quinta-feira a retirada de água do volume morto do Sistema Cantareira, que enfrenta a pior crise de abastecimento de sua história. O acionamento do sistema de bombas, que deu início à captação da água do que foi chamado pelo governo de “reserva técnica”, começou por volta das 10h e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. 

Com a operação dos equipamentos na represa Jaguari/Jacareí, as águas que estão abaixo do ponto de captação serão bombeadas para a estação de tratamento Guaraú, para atender à demanda da população da Região Metropolitana de São Paulo.

A última medição feita pela Sabesp, nesta quinta, aponta que o Sistema Cantareira chegou a 8,2% de sua capacidade, a mais baixa da história. Segundo o governo, com a retirada do volume morto o sistema terá mais 18,5%.

Neste mês na região da Cantareira foi registrado apenas 0,7 mm de chuva. A falta de precipitação colocou o reservatório em estado crítico pela primeira vez de sua história. Há um mês, o índice estava em 17,6%. Em 2012, o nível era de 73,6%. No ano anterior, estava em 93,7%, e em 2010, em 99,6%.

Para evitar um colapso no abastecimento de água para cerca de 9 milhões de pessoas, a Sabesp propôs a cobrança de multa de 30% aos consumidores que excederem o gasto médio de água. Além disso, o governo paulista lançou um bônus dado aos clientes que conseguem reduzir o consumo em 30%. Essa ação permitiu uma queda de 76% no consumo em março, e 81% em abril.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Como economizar água: Dicas para o dia a dia Como economizar água: Dicas para o dia a dia: Veja dicas para economizar água no seu dia a dia. Saiba quanto de água é possível economizar com atitudes simples

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade