Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP não terá o tradicional Bolo do Bixiga neste ano após morte de organizador

Família responsável por organizar o bolo decidiu não servi-lo este ano por conta da morte de Walter Taverna, um dos idealizadores do evento

25 jan 2023 - 17h23
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O tradicional Bolo do Bixiga, servido em todo aniversário da cidade de São Paulo, não será montado neste 25 de janeiro, após 28 anos de tradição. 

Segundo divulgado pelo portal Metrópoles, a família que organiza a festa decidiu não servir o bolo devido à morte do empresário Water Taverna, de 88 anos, que era um dos idealizadores do evento. Ele morreu em maio de 2022

Water foi considerado um dos “patronos” do Bixiga - tradicional bairro italiano da capital. “Nós ainda estamos de luto, meu pai era uma pessoa muito carismática, muito voltada para a comunidade e a ausência dele deixou todos nós em uma comoção muito grande. Nós da família estamos ainda dentro desse sentimento, mas obviamente que a comunidade, os apoiadores, os parceiros entram nessa comoção também”, afirmou ao Metrópoles Solang Taverna, filha de Walter.

Solang é quem administra a Cantina da Conchetta, no Bixiga. Ela também relatou que a falta de recursos para realizar a festa foi mais um empecilho para fazer o bolo de aniversário da cidade. “Na verdade, esse trabalho deveria ser feito pela prefeitura. [O evento] está no calendário oficial da cidade”, acrescentou.

Curiosidades sobre o bolo

O bolo foi idealizado em 1935 por Armandinho do Bixiga, uma das grandes personalidades do bairro, mas a tradição só começou no ano seguinte, em 1986, quando São Paulo estava celebrando seu aniversário de 432 anos.

Após o falecimento de Armandinho do Bixiga, o evento passou a ser comandado por Walter Taverna e sua família, tradicionais no bairro também.

De início, o bolo foi custeado pelos moradores do bairro do Bixiga e a ideia era que ele tivesse sempre o tamanho do aniversário da cidade, ou seja, iria aumentando a cada ano.

Por exemplo, no seu aniversário de 453 anos, o bolo teve 453 metros e, segundo uma reportagem do Jornal da Gazeta, naquela época foi usado 1500 kg de farinha de trigo, mais de 13 mil ovos, 650 kg de margarina, 82 kg de fermento e 55 kg de coco ralado. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade