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SP: prefeitura propõe desvio paralelo à cratera da Marginal

Mudança prevê nova rota pela Rua Aquinos, na Água Branca, que será estendida por mais uma quadra até a Ponte Freguesia do Ó

2 fev 2022 - 10h30
(atualizado às 10h39)
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Uma cratera se abriu na pista local da Marginal Tiete, sentido Rodovia Ayrton Senna
Uma cratera se abriu na pista local da Marginal Tiete, sentido Rodovia Ayrton Senna
Foto: Paulo Guereta/Agência O Dia / Estadão

A Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 2, uma proposta de desvio na Marginal Tietê após a abertura da cratera que atingiu a via e as obras da Linha 6-Laranja do Metrô na terça-feira, 1º. A medida prevê uma rota pela Rua Aquinos, na Água Branca, que será estendida por mais uma quadra, no sentido das Rodovias Castelo Branco e Ayrton Senna.

Com a mudança, o novo caminho sugerido é acessar a Rua Cenno Sbrighi, seguir pela Rua Aquinos (passando pela futura extensão) e retornar à marginal pela Rua Visconde de Nanique, nas proximidades da Ponte Freguesia do Ó. Até o momento, não há informação oficial sobre a data de início da operação, mas a obra é tratada como "emergencial".

Prefeitura de São Paulo apresentou proposta de desvio após abertura de cratera na Marginal Tietê
Prefeitura de São Paulo apresentou proposta de desvio após abertura de cratera na Marginal Tietê
Foto: Diário Oficial Cidade de São Paulo/Reprodução - 02/02/22 / Estadão

Na publicação, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) autoriza a adoção de planos viários de contingência apresentados pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, inclusive com a liberação da "requisição administrativa de áreas privadas" se necessário. Ele determina o encaminhamento da autorização à secretaria para a tomada das "providências necessárias, em caráter de urgência, e à PGM (Procuradoria Geral do Município), para ciência".

O rodízio de automóveis e caminhões está suspenso ao menos até a sexta-feira, 4. Em entrevista à Rádio Eldorado, Hemilton Inouye, diretor de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou que o desmoronamento tem causado maior lentidão, afetando não apenas a Marginal Tietê, mas também a Marginal Pinheiros e as Rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco. No trecho da cratera, a pista central está sendo desviada para as quatro faixas da expressa, que continua liberada.

"A Marginal Tietê é a artéria diária mais importante da cidade de São Paulo, afetando toda a região metropolitana. A intenção da liberação do rodízio é que os usuários de longos percursos - principalmente os caminhoneiros- não sejam afetados. Temos a visão que não podemos prejudicar os usuários", afirmou. "A nossa orientação é que, se possível, o usuário evite a região. Estamos prevendo um carregamento maior ao longo do pico da manhã desta quarta-feira."

Segundo balanço da CET, contudo, o índice de congestionamento nesta quarta-feira está dentro da média. Às 10h da manhã, eram registrados 34 quilômetros de congestionamento. Hoje, o desvio indicado é pelo corredor das Avenida Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, na altura da Ponte do Piqueri, até a Praça Doutor Pedro Corazza.

Comitê vai apurar acidente

Imagem aereas de drone mostra a cratera aberta em uma das pista da Marginal do Rio Tietê em São Paulo no sentido da Rodovia Ayrton Senna
Imagem aereas de drone mostra a cratera aberta em uma das pista da Marginal do Rio Tietê em São Paulo no sentido da Rodovia Ayrton Senna
Foto: Marcelo D. Sants/FramePhoto / Estadão

Uma resolução conjunta das Secretarias Estaduais de Transportes Metropolitanos e Infraestrutura e Meio Ambiente publicada no Diário Oficial desta terça determina a criação de um comitê executivo destino "a acompanhar a apuração dos fatos e responsabilidades relacionados ao acidente ocorrido nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô, monitorar o cumprimento das providências necessárias e assegurar a transparência das medidas adotadas, com informação a toda a população".

Segundo a publicação, o comitê será formado por especialistas nas áreas financeira, técnica, jurídica e de comunicação, "permitindo assim a análise da matéria em toda a sua amplitude", podendo incluir profissionais das duas secretarias, do Metrô, da CPTM, da Sabesp e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), além da consultoria jurídica da Procuradoria Geral do Estado.

O comitê poderá convidar "a qualquer momento" representantes de entidades da administração direta ou indireta do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e de concessionárias de serviços públicos, "visando a adoção de medidas para a rápida normalização do tráfego local e da retomada das obras".

A concessionária responsável pela concessão da linha, a Acciona, poderá indicar um representante para acompanhar os trabalhos. "Os casos omissos serão levados à decisão do coordenador do comitê", salienta a publicação.

Os objetivos apontados são: acompanhar a apuração dos fatos e das respectivas responsabilidades, no âmbito administrativo, sugerindo as medidas necessárias à proteção do interesse público; monitorar o cumprimento das providências necessárias à proteção do interesse público; analisar a solução de pendências técnicas e a mitigação de eventuais danos decorrentes do acidente; avaliar os impactos econômico-financeiros decorrentes do acidente; divulgar boletins periódicos a toda a população, por intermédio do seu membro da área de comunicação; e apresentar, ao final dos trabalhos, um relatório circunstanciado dos fatos apurados, dos resultados das diligências e perícias produzidos e as providências realizadas.

Estadão
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