SP: Procon pede esclarecimento de reclamações sobre água
Até o fim desta semana, o Procon de São Paulo solicitará ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) maiores informações sobre a falta de água no Estado. O órgão pedirá, em ofício, nomes, contatos e relatos de 600 paulistas que podem estar sofrendo com redução de pressão e racionamento.
Em nota enviada à imprensa, o Procon afirmou que pretende "proteger o direito do consumidor e equilibrar as relações de consumo". As informações solicitadas, ainda de acordo com o comunicado, são importantes pois "esses casos representados pelo Idec não ingressaram formalmente no órgão, seja por registro de reclamação, carta de informação preliminar ou reclamação fundamentada".
Sistema Cantareira
Os reservatórios do Sistema Cantareira mantiveram, nesta sexta-feira, o nível de 11,8% da capacidade, mesmo volume de quinta, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As fortes chuvas nas cabeceiras do sistema, num acumulado de 24,4 milímetros, ajudaram a interromper as sucessivas quedas.
No acumulado do mês, o Cantareira recebeu 90 milímetros de chuvas. A média prevista para novembro é de 160 milímetros. Apesar de já considerar a segunda cota do volume morto na sua medição, a Sabesp informou que deve iniciar o bombeamento dessa reserva técnica neste sábado.