SP: situação de emergência é decretada em Sumaré após temporal
- Rose Mary de Souza
- Direto de Sumaré
A Prefeitura de Sumaré, no interior de São Paulo, decretou situação de emergência nesta segunda-feira devido aos estragos provocados por um temporal que atingiu a cidade na noite de sábado. Ao menos duas pessoas morreram. Em nota, o prefeito José Antonio Bacchin (PT) classificou a tempestade como "uma das maiores catástrofes climáticas" do município. Os danos mais visíveis estão nas vias, com a queda de mais de uma dezena de árvores e outdoors, casas destelhadas e estabelecimentos comerciais danificados.
Cerca de 300 domicílios tiveram algum comprometimento como rachaduras, destelhamentos e quedas de muros. Na madrugada de domingo, o vigilante Luciano Correia de Lima, 29 anos, foi levado pela enxurrada quando saía da Rodovia Anhanguera e entrava em Sumaré. Na noite anterior, um homem ainda não identificado morreu após a queda de uma árvore.
O pronto socorro municipal teve parte do teto arrancado e foi interditado. Os 23 pacientes em observação foram transferidos para o Hospital Estadual de Sumaré. Os equipamentos e prontuários do local foram danificados e caixas de medicamentos ficaram sob a água, assim como remédios que precisam de refrigeração foram perdidos.
Os prejuízos também se estenderam a duas escolas municipais, que foram parcialmente destelhadas e tiveram as aulas interrompidas para 450 alunos. O fornecimento de água deve retornar em Sumará na terça-feira. Hoje, mais de 10 mil residências estavam sem luz.