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SP tem até esta segunda para carregar Bilhete Único a R$ 3

5 jan 2015 - 09h09
(atualizado às 09h22)
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<p>Ônibus em São Paulo começam a cobrar tarifa de R$ 3,50 nesta terça</p>
Ônibus em São Paulo começam a cobrar tarifa de R$ 3,50 nesta terça
Foto: Fábio Sim / vc repórter

Usuários do transporte público de São Paulo têm até o final desta segunda-feira para carregar o Bilhete Único com a tarifa de R$ 3,00. A partir de amanhã, a recarga será reajustada e a tarifa básica de utilização dos serviços do transporte coletivo municipal será de R$ 3,50. O mesmo se dará com as tarifas do Metrô e da CPTM. A integração dos dois sistemas, que hoje custa R$ 4,65, passará a ser de R$ 5,45.

Os passageiros que optarem por carregar seu Bilhete Único Comum ainda hoje poderão viajar com o valor da tarifa antiga, até o crédito (máximo de R$ 200 por mês) se esgotar. 

Segundo a prefeitura, desde o último reajuste, em janeiro de 2011, a inflação acumulada foi de 27%. O reajuste da tarifa básica, de R$ 3,00 para R$ 3,50, ficou em 16,67%. O orçamento aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito prevê subsídio de R$ 1,4 bilhão para o transporte coletivo em 2015.

Já as tarifas do Bilhete Único nas modalidades mensal, semanal e diário permanecerão nos mesmos valores atuais, vigentes desde a implantação dos benefícios pela atual administração, em 2013 e 2014. Elas custarão R$ 140, R$ 38 e R$ 10, respectivamente, na versão só para ônibus ou só para transportes sobre trilhos. Na versão integrada dos dois sistemas, as tarifas permanecerão em R$ 230, R$ 60 e R$ 16.

Passe livre

No final do ano passado, a prefeitura decidiu implementar o passe livre que beneficiara cerca de 505 mil estudantes, dos quais aproximadamente 360 mil são alunos da rede pública e 145 mil matriculados na rede particular de ensino, mas de baixa renda.  A regra já está em vigor, mas os procedimentos precisam ser regulamentados.

A prefeitura prevê que a gratuidade seja implantada no início do ano letivo de 2015 e que sua regulamentação ocorra em até 15 dias. 

Fonte: Terra
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