Suspeito de liderar atos golpistas de 8 de janeiro é preso no RS
O detido ficou conhecido como chefe da "máfia do pix", responsável por arrecadar dinheiro para a alimentação dos manifestantes nos acampamentos golpistas
Na noite de sexta-feira (8), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem procurado pela Justiça devido à sua participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A operação ocorreu na BR-290, em Rosário do Sul, Rio Grande do Sul.
A prisão aconteceu após a abordagem de um veículo que apresentava comportamento suspeito, desviando de postos policiais. Durante a checagem, os agentes verificaram um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o condutor brasileiro, identificado como um dos líderes dos atos golpistas e organizador da "máfia do pix", que arrecadou fundos para os acampamentos em Brasília.
O homem, natural de Cuiabá (MT), já havia sido preso em janeiro de 2023 e liberado posteriormente. Ele é acusado de diversos crimes, como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, ameaça, terrorismo, associação criminosa e dano qualificado. Aos policiais, ele teria confessado que estava escondido no Uruguai e retornou ao Brasil para comprar uma geladeira.
O preso foi levado à polícia judiciária de Rosário do Sul e será transferido para um presídio. O veículo, com placa do Distrito Federal, foi apreendido por irregularidades, e um acompanhante uruguaio foi liberado.