Tarcísio decreta luto de 3 dias e calamidade pública em 6 municípios
As fortes chuvas acabaram provocando deslizamentos e alagamentos, com pelo menos 37 mortes, até o momento
O governador Tarcísio de Freitas (PRB) decretou luto de três dias a começar por essa segunda-feira, 20, pot homenagem às vítimas das chuvas no litoral do estado. O político já tinha acionado calamidade pública por 180 dias em seis municípios do litoral norte de São Paulo.
“Fica declarado luto oficial no Estado, por 3 (três) dias, em manifestação de profundo pesar pelas vítimas das fortes chuvas que atingiram os Municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nas últimas horas”, afirma o decreto.
As fortes chuvas acabaram provocando deslizamentos e alagamentos, com pelo menos 37 mortes, até o momento, sendo 36 em São Sebastião e uma em Ubatuba.
Os municípios envolvidos na ação do governo são Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.
Além disso, já são quase 600 pessoas ficaram fora de suas casas, sendo 228 desalojadas 338 desabrigadas.
De acordo com o governo de SP, mais de 600 pessoas (equipes do governo, Forças Armadas, Polícia Federal, prefeitura de São Sebastião e voluntários) continuam empenhadas nas ações de resgate e identificação das vítimas das chuvas que atingiram o litoral norte.
Decretamos há pouco, em edição extra do DOE, estado de calamidade pública por 180 dias para ações emergenciais a seis municípios severamente afetados pelas chuvas: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Seguimos trabalhando firme p/ assistir a todos. pic.twitter.com/XmGw3aD3Pf
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) February 19, 2023