Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tempestade gera cascata atrás de shopping no RJ e ganha apelido de 'Cataratas de Nova Iguaçu'

Apesar das imagens serem impactantes, não houve nenhum ferido

29 jan 2023 - 13h26
(atualizado às 19h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Queda d'água provocada pela chuva foi chamada na internet de "Cataratas de Nova Iguaçu"
Queda d'água provocada pela chuva foi chamada na internet de "Cataratas de Nova Iguaçu"
Foto: Reprodução/Twitter

Uma forte chuva atingiu a cidade de Nova Iguaçu (RJ) neste sábado, 28, e gerou uma cascata em uma área rochosa atrás de um shopping da cidade. Na internet, moradores chamaram o fenômeno de "Cataratas de Nova Iguaçu", em referência às Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

Vídeos que flagraram a queda d'água circulam pelas redes sociais, mas apesar das imagens serem impactantes, ninguém ficou ferido.

Na filmagem, é possível ver o momento em que uma rocha se solta do maciço devido à força da água. Um parque de diversões que fica próximo do local não foi danificado.

Neste domingo, 29, uma equipe da Defesa Civil esteve no local para uma vistoria. Devido à forte chuva na cidade, o estado é de alerta para alagamentos e outras ocorrências.

Em nota ao Terra, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu informou que esteve no 'Shopping Nova Iguaçu', neste domingo, 29, para uma nova vistoria no maciço que cerca o estacionamento do empreendimento. O engenheiro civil responsável pela análise intimou o centro comercial a apresentar um laudo técnico sobre a situação da pedreira. Em função do incidente, o local onde funciona um parque de diversões está interditado.

“Foi constatado um deslizamento que não afetou o shopping e o parque, e as pedras ficaram contidas na área de amortecimento, projetada para essa finalidade. Fizemos uma intimação para que o shopping apresente um laudo de estabilidade da encosta”, afirmou o engenheiro civil e superintendente de operações da Defesa Civil Rodrigo Faur de Castro, acompanhado do secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid, e por agentes da Guarda Ambiental Municipal.

A Prefeitura também fez diversas ações em bairros da cidade atingidos pelas chuvas. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) e a Empresa Municipal de Limpeza Urbana de Nova Iguaçu (Emlurb) atuaram na limpeza das ruas.

Equipes das secretarias municipais de Assistência Social e Defesa Civil também estiveram nas ruas para atender famílias vítimas da chuva. Dois pontos de apoio foram montados para as pessoas afetadas. Um no CRAS Estação Morro Agudo e o outro no Campo do Cabuçu.

 De acordo com o último boletim da Defesa Civil, desde a tarde de sábado, 47 ocorrências foram registradas em função do temporal e houve diversos pontos de alagamentos em vários bairros, como Botafogo, Centro, Cerâmica, Posse, Austin, Ambaí, entre outros. Não há registro de desabrigados, feridos ou vítimas fatais. Quinze pessoas de cinco famílias estão desalojadas.

Neste momento, a cidade está em estágio de atenção devido à previsão de continuidade das chuvas nas próximas horas

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade