Temporal no Paraná: casal morre arrastado por correnteza no oeste; cidade registra quase 200 mm de chuva
O temporal que causa uma emergência climática em todo o Rio Grande do Sul (RS) gerou reflexos no Paraná (PR)... Temporal no Paraná: casal morre arrastado por correnteza no oeste; cidade registra quase 200 mm de chuva foi publicado primeiro em Banda B.
O temporal que causa uma emergência climática em todo o Rio Grande do Sul (RS) gerou reflexos no Paraná (PR) ao longo desta sexta-feira (3). Em Bela Vista do Caroba (PR), cidade próxima à divisa Brasil/Argentina, um casal morreu após ser arrastado pela correnteza de um rio, conforme apontou a Defesa Civil estadual. Francisco Beltrão, distante cerca de 100 quilômetros (km), registrou 191 milímetros (mm) de chuva, segundo apontou o compilado de dados divulgados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) à imprensa.
Outras cidades da região também foram afetadas pela chuva nesta sexta. Todas elas com registros expressivos acima dos 100 mm, conforme apontou o Simepar.
- Candói 177.4
- Capanema 154.8
- Cascavel 112.6
- Clevelândia 108.6
- Cruzeiro do Iguaçu 158.4
- Dois Vizinhos 110.4
- Foz do Iguaçu 118.4
- Francisco Beltrão 191.0
- Planalto 134.6
- São Miguel do Iguaçu 111.6
- Toledo 125.8
Os dados do Simepar também apontam o destaque para:
- General Carneiro 33.8
- Laranjeiras do Sul 51.4
- Marechal Cândido Rondon 39.8
- Palmas 86.2
- Pato Branco 98.8
- Santa Helena 77.0
- União da Vitória 59.6
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) possui três alertas distintos (amarelo, laranja e vermelho) de temporais para o Paraná. Mas todos possuem previsão para acabarem às 12 horas desta sexta-feira (4).
Neste sábado, o tempo continua instável em boa parte da região sul do Brasil. Mas, especialmente, volta a chover forte em boa parte do norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. No Paraná, há tendência de chuvas entre o oeste e sudoeste e, principalmente, no centro-sul paranaense; há nos Campos Gerais também, embora com chuvas irregulares. Todas as chuvas serão bem menos intensas que ontem (sexta).
Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
Mesmo com as chuvas em parte do Paraná, o destaque do Simepar se dá ao calor no norte do estado. O ar quente e seco predomina desde o início da semana.
No norte paranaense, segue muito quente e seco. As temperaturas, em muitas cidades, passam dos 35 °C. Em Curitiba, RMC e Litoral haverá o predomínio do sol. Para amanhã, não muda muita coisa em relação ao que está previsto para este sábado.
Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
Casal é arrastado por correnteza após temporal no Paraná; ambos seriam idosos
Inicialmente divulgada pelo G1, a morte do casal aponta contornos trágicos em Bela Vista da Caroba (PR). No local, o corpo do homem foi encontrado cerca de 5 quilômetros (km) a frente do ponto onde ele tentou passar o córrego Lajeado Bonito com a esposa. O homem foi arrastado pela correnteza. Ambas as vítimas seriam idosas, embora ainda não se tenha a confirmação oficial da identidade delas.
Outras informações apontam que o condutor perdeu o controle do veículo por conta da força da água. Apesar disso, ainda não se sabe o que levou à situação delicada.
Um terceiro ocupante estava no carro, mas ele conseguiu sair e se salvar a tempo. O corpo da mulher foi achado por volta das 19h30, horas depois do acidente fatal.
Temporal no Paraná: casal morre arrastado por correnteza no oeste; cidade registra quase 200 mm de chuva foi publicado primeiro em Banda B.