Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Túnel Rio 450 começa a operar no dia 1º de março

Obra viária ligará o centro do Rio a Rodoviária Novo Rio e terá capacidade para 55 mil veículos por dia

19 fev 2015 - 16h29
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mapa de como ficará os sentidos e circulação com o túnel</p>
Mapa de como ficará os sentidos e circulação com o túnel
Foto: Prefeitura / Divulgação

A prefeitura do Rio confirmou para o dia 1º de março a inauguração do Túnel Rio 450, obra estrutural de revitalização da região portuária carioca. Ele vai operar em sentido único, do centro da cidade para a Rodoviária Novo Rio, e terá capacidade para 55 mil veículos por dia.

O túnel - que começa na rua 1º de Março e vai até a Via Binário, na altura do Moinho Fluminense - é um dos três que substituirão o antigo Elevado da Perimetral, demolido entre 2013 e 2014, que, durante anos, foi a principal via de ligação entre o centro e as zonas norte e oeste do Rio. Juntos, os três túneis têm 3,5 km e formam a Via Binário do Porto.

De acordo com o diretor de Operações da Prefeitura, Joaquim Dinis, o novo túnel deve piorar o trânsito. “Mesmo com a liberação do túnel, que trará algum benefício para quem está no fim da Primeiro de Março, não teremos melhora porque o projeto ainda não está completamente implantado. Pedimos a colaboração da população para este momento difícil”, disse Dinis.

“Depois de concluído, o projeto servirá para retirar a grande maioria das linhas de ônibus, porque a circulação no centro será feita pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”, explicou o diretor.

Segundo ele, com a interdição da Avenida Rodrigues Alves será possível avançar nas obras de implantação do VLT e na construção do novo Passeio Público na frente marítima.

Mudanças

A principal alteração no trânsito vai ser no trecho entre a Praça Mauá e a Presidente Vargas, cujo trecho vai ter a mão invertida, passando a funcionar na direção da presidente Vargas e não mais na direção da Praça Mauá. Alteração também na rua do Acre, entre a Rio Branco e a Marechal Floriano. Mais de 70 linhas de ônibus municipais e intermunicipais vão ter o trajeto ou pontos finais alterados. A previsão é que as obras do VLT sejam entregues no primeiro semestre de 2016. Nos primeiros 30 dias, o túnel será fechado diariamente entre 0h e 5h para manutenção. 

Para informar o usuário, a Prefeitura prepara um reforço no ordenamento do trânsito na região e a distribuição de 600 mil folhetos informativos. A partir do próximo dia 25 de fevereiro, letreiros móveis vão começar a informar as alterações em 23 ruas dos bairros do Centro e da Gamboa. O Túnel Rio 450 tem 1480 metros de extensão e está construído a 40 metros de profundidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade