Turistas e moradores do litoral de SP relatam casos de virose após Ano Novo
Sintomas como náuseas, vômitos e diarreia estão sendo registrados; governo orienta cuidados
Turistas e moradores do litoral de São Paulo têm usado as redes sociais para relatar sintomas de uma virose gastrointestinal na última semana. De acordo com eles, estão sentindo náuseas, vômito, febre e até diarreia. Cidades como Santos, Guarujá, Praia Grande e São Sebastião têm registrado casos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Neste período do ano, casos de “viroses de verão” são frequentes. Entre os diversos posts, perfis brincam com a situação e compartilham dicas de como evitar. Em uma das publicações, uma internauta relata que as farmácias estão “mais cheias do que as praias” devido ao surto. “A virose pegou geral aqui. Tá até faltando medicamento para o estômago”, relata.
@elisangelapacola2 #praiaguaruja ♬ som original - elisangelapacola2
Já outro perfil questiona se ainda vai para praia, visto que todos que foram pegaram a virose. “Pensando se cancelo meus planos”, escreveu.
todo mundo que foi pro guarujá tá com virose, pensando se cancelo meus planos de ir semana que vem
— Emmy (@formulaemy) January 2, 2025
Em um comunicado público, o governo de São Paulo afirmou estar orientando os municípios do litoral sobre como se prevenir em casos de viroses e pediu à população para redobrar os cuidados com higiene e alimentação e evitar tomar banho de mar em praias impróprias.
De acordo com informações do último boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), das 175 praias monitoradas no litoral, 38 apresentam condição imprópria para banho. Por esse motivo, a orientação é buscar saber se a praia está dentro das orientações antes de entrar na água.
“As praias também são sinalizadas com bandeiras de acordo com a qualidade, com a cor vermelha indicando a condição imprópria. Nesse caso, a recomendação da Cetesb é de que a população não entre no mar. Também não é recomendado o banho na água 24 horas após as chuvas”, disse o governo de São Paulo no comunicado.
Outra orientação para evitar os casos de Doença de Transmissão Alimentar:
- Evite alimentos mal cozidos;
- Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados;
- Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre;
- Lave as mãos antes de se alimentar;
- Beba sempre água filtrada;
O Terra entrou em contato com as secretarias de saúde de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Sebastião para saber o número de casos registrados nos municípios, mas ainda não obteve retorno.