Uber Moto volta a operar em São Paulo a partir desta quarta-feira
Inicialmente, segundo a Uber, o produto estará disponível apenas fora do centro expandido; prefeito afirma que vê o caso com preocupação
A Uber retoma, a partir desta quarta-feira, 22, a operação do Uber Moto na cidade de São Paulo. O retorno do serviço foi confirmado pela empresa. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou que apresentará uma queixa-crime contra a empresa devido à oferta do produto, citando riscos de acidentes de trânsito.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Inicialmente, segundo a Uber, o produto estará disponível apenas fora do centro expandido, "o que permitirá uma análise cuidadosa da sua demanda e utilização, ao passo que atende também quem mais precisa de alternativas acessíveis de mobilidade na capital".
De acordo com a empresa de transporte privado, o lançamento ocorre em um contexto em que o serviço de aplicativos por moto já opera na cidade há uma semana e após uma decisão da Justiça, na tarde desta terça-feira, 21, que negou liminar do município solicitando a suspensão desse serviço.
Na decisão, o juiz ressaltou que a modalidade já está presente em diversas capitais do país. Ele argumentou que está “pacificado pelo julgamento do Tema 967 do STF que é inconstitucional a proibição ou restrição de transporte privado individual por motorista cadastrado em aplicativo, por constituir violação aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência” e destacou julgamentos anteriores de outros municípios e estados que consideraram inconstitucionais leis que tentaram proibir o serviço.
“O Uber Moto é uma alternativa de mobilidade que está presente de Norte a Sul do Brasil e tem se estabelecido como alternativa em especial onde o transporte público é menos presente, principalmente nas regiões periféricas das cidades, com os preços em média 40% mais baixos do que o UberX”, afirma Laura Lequain, head de Uber Moto no Brasil. “Um dos seus principais usos é justamente no papel complementar ao serviço público: muitas viagens são a chamada última milha, do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa ou vice-versa.”
Uma pesquisa contratada pela Uber junto ao Datafolha apontou que 85% dos paulistanos concordam que o serviço de moto por aplicativo é uma boa alternativa para a falta de opções de transporte público e que 84% dos entrevistados são a favor da regulamentação do serviço de transporte de pessoas, com a criação de regras por parte de órgãos governamentais.
Além disso, a pesquisa também mostrou que 94% das pessoas concordam que o uso de motos por aplicativo reduz o tempo de deslocamento e 88% consideram o serviço ideal para percursos curtos.
O Datafolha entrevistou 1.807 pessoas de 16 anos ou mais de todas as classes econômicas na Capital e cidades da Região metropolitana de São Paulo. As entrevistas aconteceram entre 16 e 23 de dezembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Durante a entrega de um novo trecho da Faixa Azul para motos em São Paulo nesta quarta, o prefeito Ricardo Nunes declarou que pretende apresentar uma queixa-crime contra as empresas 99 e Uber devido à prestação de serviços de transporte de passageiros com motocicletas.
"Eu vejo com preocupação, muita preocupação, tanto é que nós vamos entrar hoje com uma ação junto à Polícia Civil, comunicando o descumprimento da legislação e fazendo uma queixa-crime, um comunicado de descumprimento. Isso vai ensejar um inquérito policial, porque temos apresentado dados, a gente tem conversado, a gente tem falado que essa atividade vai aumentar o número de óbitos, acabei de colocar os dados aqui e mesmo assim eles insistem em fazer essa atividade", disse ele.
Como funcionará o serviço em SP?
A partir desta terça-feira, usuários da Uber em São Paulo poderão visualizar a modalidade de viagens de moto como mais uma das opções disponíveis. Neste primeiro momento, o Uber Moto estará disponível apenas fora do centro expandido da capital.
Em todas as viagens de Uber Moto, o uso de capacete é obrigatório.
Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir na nova modalidade, o motociclista parceiro precisa possuir CNH definitiva nas categorias A ou AB e atender aos requisitos da legislação federal em vigor.
Segundo a Uber, na chegada a São Paulo, a empresa lança uma nova funcionalidade voltada aos parceiros da plataforma: a selfie de capacete. O recurso verifica, antes do início das viagens, se o motociclista está utilizando o equipamento obrigatório. Essa ferramenta foi testada ao longo dos últimos meses e agora integra oficialmente os recursos disponíveis para aumentar a segurança na operação.