vc repórter: chuva alaga ruas e interdita hospital de Camboriú
O Hospital Santa Inês, que dispõe de 130 leitos em Balneário Camboriú (SC), foi interditado na noite de ontem, devido a um desmoronamento provocado pela forte chuva que atingiu o município e alagou diversos bairros. A precipitação piorou a situação da unidade de saúde, que havia sido atingida por um deslizamento de terra em 2 de março.
Nesta manhã, equipes do Corpo de Bombeiros deram continuidade ao trabalho de remoção da lama que ficou acumulada nos corredores. As alas atingidas estão sendo recuperadas e limpas para que o funcionamento possa ser retomado em três ou quatro dias.
Representantes da administração do hospital, da Secretaria de Saúde e dos Bombeiros, reuniram-se e organizaram um plano de emergência para atender os pacientes do hospital. As 36 pessoas que estavam internadas ontem precisaram ser transferidas para outros hospitais da região.
De acordo com o major César Nunes, do Corpo de Bombeiros, os pacientes que procurarem o hospital serão avaliados e, dependendo do caso, transferidos para Itajaí (SC). Em casos menos graves, o atendimento será feito no posto de saúde da cidade.
A prefeitura solicitou apoio ao governo do Estado para o reparo e a remoção completa de uma encosta nos fundos do hospital, processo que deve levar seis meses. Na semana passada, geólogos haviam avaliado os riscos de deslizamento da encosta que contorna o hospital.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Nilson Frederico Probst, a chuva de ontem alagou ruas e avenidas e invadiu casas em número ainda não calculado. Os bairros mais atingidos foram Nova Esperança, Nações e Barra.
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina informou que choveu em Balneário Camboriú 127,4 mm entre as 20h de sábado e as 20h de ontem.
Em Navegantes, no Vale do Itajaí, a chuva torrencial também provocou alagamentos, especialmente no Centro e nos bairros Nossa Senhora das Graças e Balsas. Não houve desabrigados, segundo a Defesa Civil da cidade.
Em todo o Estado, a Defesa Civil Estadual contabilizou 367 desabrigados e desalojados após as chuvas de domingo. As cidades mais atingidas foram Ponte Alta, Brusque, Camboriú, Florianópolis e Criciúma. Em Camboriú, município do qual se emancipou Balneário Camboriú, a situação é mais crítica. Devido às chuvas, 205 pessoas estão desalojadas e 40 desabrigadas. Os desabrigados estão em abrigos públicos.
Os internautas João Rodrigo de Borba, de Camboriú (SC), Luiz Guilherme Buzzi, Kathia Prox e Leandro Silva, de Balneário Camboriú (SC), R. Detoffol, de Navegantes (SC), e Vinícius Zucco, de Florianópolis (SC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.