vc repórter: marcha contra o aborto reúne 1,5 mil no DF
Uma passeata contra a legalização do aborto no País percorreu o Eixo Monumental, em Brasília (DF), na tarde desta terça-feira. A concentração para a Marcha Nacional da Cidadania Pela Vida começou por volta das 14h30 próximo à Torre de TV.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, 1,5 mil pessoas participaram da marcha, que tinha como destino final o Congresso Nacional. Três faixas na avenida foram interditadas pelo Detran. Não houve registro de tumulto.
A marcha foi criada pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil Sem Aborto, uma organização sem vínculo político que defende a preservação da vida desde o momento da concepção. Esta é a sétima marcha que o grupo promove.
Entre as reinvindicações do movimento estão a Reforma do Código Penal Brasileiro e a aprovação do Projeto de Lei nº 478/2007, conhecido como o Estatuto do Nascituro. O grupo também desaprova a PL 236/2012, que propõe a legalização do aborto até a 12ª semana gestacional. “O povo brasileiro tem se manifestado pela internet e com telefonemas ao Congresso, apoiando essas causas”, afirma a organização em seu site oficial.
Entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Federação Espírita Brasileira (FEB) e o Fórum Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) apoiam o movimento.
O leitor Reginaldo Bertelli, de Brasília (DF), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.