vc repórter: patos convivem com peixes mortos em Guarulhos
Os patos que nadam no lago de um parque na cidade Guarulhos (SP), região metropolitana de São Paulo (SP), estão em constante contato com pedaços de lixo e peixes mortos. Segundo J.S.Soares, morador do município, há patos que se alimentam dos animais em decomposição.
"Os patos comem os peixes mortos, que são muitos, e convivem com o lixo, como sacola plástica. Alguns patos estão morrendo à margem do lago", relata J.S.Soares. De acordo com ele, não se vê funcionários do parque cuidando da limpeza os pedalinhos não estão funcionando.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos há um sistema de oxigenação realizado por uma máquina submersa. Tecnicamente, o aparelho injeta oxigênio no lago depois de capturar o ar da atmosfera, e isso minimiza a morte de peixes devido à proliferação de algas que reduzem a quantidade de oxigênio.
De acordo com a secretaria, o sistema de aeração do equipamento é eficiente e reduz em 90% as cargas contaminadas globais, além de eliminar o mau cheiro.
O pato encontrado no lago foi encaminhado para análise no zoológico municipal, informa o parque Lago dos Patos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, há um projeto de revitalização para o espaço de lazer em andamento, e os pedalinhos estão funcionando normalmente.
O internauta J.S.Soares, de Guarulhos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.