vc repórter: Pernambuco tem mais de 30 ocorrências por chuva
A Defesa Civil afirma que não recebeu notificações de ocorrências graves diretamente ligadas à chuva; no Recife, uma mulher morreu eletrocutada em função de uma ligação energética clandestina
Passou de 30 o número de ocorrências registradas pela Defesa Civil de Pernambuco nesta quinta-feira, devido às chuvas que atingem o Estado. Apesar do dia intenso, o órgão afirmou que nenhuma delas foi grave e que as únicas vítimas sofreram escoriações leves. A maior parte dos incidentes aconteceu em municípios da região metropolitana do Recife, onde choveu mais forte.
Segundo a Defesa Civil, o acidente com feridos aconteceu no bairro de Ouro Preto, em Olinda, em consequência da queda de um muro de arrimo. O plantão da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) registrou nove ocorrências para Camaragibe, duas para Olinda, uma para Igarassu e uma para São Lourenço da Mata. No Recife, 10 pessoas acionaram a entidade e 11 vistorias foram solicitadas para Jaboatão.
O órgão alertou que os números registrados pelos municípios podem ser distintos, porque, em alguns casos, a população consegue acionar a Defesa Civil municipal, sem precisar entrar em contato com a Codecipe. Das cidades do interior, foram recebidas apenas duas solicitações de vistoria, vindas de Palmares e Escada.
A Defesa Civil do Estado também informou que um alerta de fortes chuvas foi emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) na última quarta-feira, para cidades da região metropolitana do Recife e para a Zona da Mata. O aviso é válido até a manhã desta sexta-feira. O órgão orientou que as autoridades municipais monitorassem as áreas consideradas de risco.
Mulher morre eletrocutada durante a chuva no Recife
Uma mulher foi atingida por uma descarga elétrica no Recife, nesta quinta-feira, durante a chuva. Segundo informações da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no momento do incidente, ela estava embaixo do viaduto da avenida Caxangá, em contato com uma barraca metálica. A vítima não resistiu e morreu no local.
Em nota oficial, a Celpe afirmou que equipes da concessionária constataram que acidente foi provocado por uma clandestina a ligação de energia, que abastecia o local. Por segurança, técnicos isolaram a área e o sistema irregular foi removido.
A companhia lamentou o ocorrido e advertiu que fazer ligações clandestinas é crime e que vidas são colocadas em risco. A Celpe reforçou que combate, permanentemente, a prática e que mantém campanhas educativas regulares em todo o Estado, alertando para os cuidados com energia elétrica, e que realiza ações de conscientização em comunidades.
O leitor Rodrigão Leonardo Corrêa Alves Gomes, de Recife (PE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.