vc repórter: terrenos viram lixão a céu aberto na zona sul de São Paulo
Um verdadeiro lixão a céu aberto se formou nos arredores de um condomínio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) da rua Aslan, no Capão Redondo, extremo sul de São Paulo.
O local, formado por terrenos que deveriam estar cercados, recebe todo o tipo de material, inclusive em grandes quantidades, chegando em caminhões.
A subprefeitura do Campo Limpo, responsável pela região, informou que trata-se de um ponto viciado de descarte irregular de entulho, mas que "frequentemente" recebe serviços de limpeza e remoção de lixo e outros detritos. “A última limpeza foi realizada na segunda quinzena do mês de setembro. Ainda assim, novos serviços já estão programados para próxima semana”, garantiu o órgão.
Um dos terrenos, segundo a subprefeitura, pertence à CDHU, que o teria deixado-o limpo e cercado após ser notificada. O cercamento, contudo, foi derrubado em seguida. "Ao lado deste terreno há também uma área de propriedade particular, cujo proprietário ou responsável já foi notificado e multado para providenciar a limpeza e o fechamento do terreno”, prosseguiu.
Ainda de acordo com a subprefeitura, quase R$ 4,6 milhões em multas foram aplicadas após operação recente conjunta com Secretaria do Verde e do Meio ambiente e com a Guarda Civil Metropolitana.
O internauta Devanir Amância, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.